00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11049
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9512-1531pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Abdízia Maria Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Janayna Paula Lima de Souza-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8947-5015pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1756972365624957pt_BR
dc.creatorRocha, Girlaine Gomes da-
dc.creatorSilva, Joseli dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-25T22:25:51Z-
dc.date.available2023-04-25-
dc.date.available2023-04-25T22:25:51Z-
dc.date.issued2020-09-18-
dc.identifier.citationROCHA, Girlaine Gomes da; SILVA, Joseli dos Santos. Lampião e Maria Bonita na sala de aula: arte e cultura nordestina em foco. 2023. 18 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11049-
dc.description.abstractThis article aims to relate the experience lived during Supervised Internship IV, the Pedagogy Degree Course at CEDU/UFAL, through actions that were carried out during the authorized Intervention Project, “Reading and interpreting or cangaço de Lampião e Maria Bonita”, worked in the 4th grade of elementary school at a Municipal School in Maceió/AL. With this project, it is possible, in addition to expanding the knowledge of Norwegian history and culture and assisting in reading and writing, to awaken students' sensitivity and pleasure in reading, to lead them to reflect on their actions, oral and written communication, actions to tell and retell stories and (re) write, thus splintering their reflexes and critical sense within a context of interdisciplinarity, valuing the action of all those involved in this process. Given these internship experiences, it was possible to have applicable learning, an investigative approach to reality and its social context involving studies, analyzes, problems, reflections and the search for alternatives in the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogia Ensino a Distânciapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem - História;pt_BR
dc.subjectCultura Nordestinapt_BR
dc.subjectLearning - Storypt_BR
dc.subjectNortheastern culturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleLampião e Maria Bonita na sala de aula: arte e cultura nordestina em focopt_BR
dc.title.alternativeLampião and Maria Bonita in the classroom: northeast art and culture in focuspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Pedagogia do CEDU/UFAL, através de ações que foram desenvolvidas durante o Projeto de Intervenção intitulado, “Lendo e interpretando o cangaço de Lampião e Maria Bonita”, trabalhado na turma do 4o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Maceió/AL. Com este projeto se possibilitou, além de ampliar o conhecimento de história e cultura nordestina e auxiliar na leitura e escrita, despertar nos alunos a sensibilidade e o prazer pela leitura, levando-os a refletirem sobre os seus atos, comunicação oral e escrita, ações de contar e recontar histórias e (re)escrevê-las, estimulando assim, suas reflexões e senso crítico dentro de um contexto de interdisciplinaridade, valorizando a atuação de todos envolvidos nesse processo. Diante destas experiências de estágio, foi possível dispor de aprendizagens significativas, a aproximação investigativa da realidade e do seu contexto social envolvendo estudos, análise, problematização, reflexão e busca de alternativas no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lampião e Maria Bonita na sala de aula - arte e cultura nordestina em foco.pdf509.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.