00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estratégias das relações públicas: obstáculos e oportunidades no mercado digital
Autor(es): Santiago, Isabelle Suellen de Lima
Primeiro Orientador: Barros, Janaína Galdino de
metadata.dc.contributor.referee1: Neves, Manoella
metadata.dc.contributor.referee2: Callou, Manuela Rau de Almeida
Resumo: Esse estudo tem por objetivo investigar as estratégias adotadas pela área de Relações Públicas nas organizações contemporâneas à luz do mercado digital, identificando obstáculos e oportunidades para o seu posicionamento na comunicação com os públicos da instituição. A metodologia adotada no processo de investigação permite classificar a pesquisa como estado da arte, com uso de levantamento bibliográfico para a coleta de dados e mapeamento da evolução da comunicação. A abordagem do problema é qualitativa, e a análise dos dados é crítica de conteúdo. Os principais resultados obtidos demonstraram que o conhecimento técnico de profissionais atuantes no relações públicas de uma organização é imprescindível para se estabelecer uma melhor comunicação com os públicos. Na atualidade, em que as redes sociais e as tecnologias digitais se fazem bem presentes, tal know how deve ser canalizado para a firmação de parcerias digitais que possam projetar a empresa no mercado, por meio da influência de pessoas com reconhecimento do público (os digitais influencers), por exemplo. Para tanto, é preciso planejar, buscando compreender os públicos para a produção de conteúdo específico, de modo a atendê-los de forma mais pontual, realizando, também, estudos de mercado. A habilidade de gerenciamento de conflitos também deve estar bem desenvolvida, e a análise dos dados gerados deve ser constante. Estas são, pois, as principais estratégias adotadas pelo Relações Públicas nas organizações contemporâneas à luz do mercado digital. As oportunidades para o seu posicionamento na comunicação com os públicos da instituição surgem, pois, na firmação de alianças/parcerias estratégicas com digital influencers que tenham afinidade com o seu público, ao passo que os obstáculos residem justamente em manter a imagem como influenciador, gerindo os conflitos que porventura surgirem envolvendo-o, de modo que a má reputação e repúdio social não seja também direcionado à empresa.
Abstract: This study aims to investigate the strategies adopted by Public Relations in contemporary organizations in the light of the digital market, identifying obstacles and opportunities for its positioning in communication with the institution's audiences. The methodology adopted in the investigation process allows classifying the research as exploratory, using a bibliographic survey for data collection.The approach to the problem is qualitative, and data analysis is content critical. The main results obtained showed that the technical knowledge of professionals working in the public relations of an organization is essential to establish better communication with the public. Nowadays, in which social networks and digital technologies are very present, such know-how must be channeled to the establishment of digital partnerships that can project the company in the market, through the influence of people with public recognition (the digital influencers), for example. Therefore, it is necessary to plan, seeking to understand the audiences for the production of specific content, in order to serve them more punctually, also carrying out market studies. Conflict management skills must also be well developed, and the analysis of the generated data must be constant. These are, therefore, the main strategies adopted by Public Relations in contemporary organizations in the light of the digital market. Opportunities for its positioning in communication with the institution's audiences arise, therefore, inthe establishment of strategic alliances/partnerships with digital influencers who have an affinity with their audience, while the obstacles lie precisely in maintaining the image as an influencer, managing the conflicts that may arise involving it, so that the bad reputation and social repudiation is not also directed to the company.
Palavras-chave: Comunicação institucional
Relações públicas
Estratégia da comunicação
Tecnologia
Institutional communication
Audiences
Public relations
Strategies
Technology
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: SANTIAGO, Isabelle Suellen de Lima. Estratégias das relações públicas: obstáculos e oportunidades no mercado digital. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências, História, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11045
Data do documento: 19-jul-2022
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