00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11042
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A percepção dos alagoanos sobre a crise de saúde [comunicação] pública no Brasil: o caso da pandemia da COVID-19
Título(s) alternativo(s): The perception of alagoans about the health crisis [communication] public in Brazil: the case of the Covid-19 pandemic
Autor(es): Lins, Alexandra Byanca Braz
Primeiro Orientador: Rodrigues, Emanuelle Gonçalves Brandão
metadata.dc.contributor.referee1: Callou, Manuela Rau de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Leite, Sandra Nunes
Resumo: O novo coronavírus (SARS-CoV-2) se tornou um grave problema de saúde pública global a partir de 2020, tendo ainda no primeiro semestre desse mesmo ano sido caracterizado pela Organização Mundial de Saúde como uma pandemia. No Brasil, em especial, a crise sanitária também se desdobrou em uma crise institucional, política, econômica e social. Nessa conjuntura, este trabalho buscou investigar a percepção dos alagoanos sobre a crise da Covid-19 através do estudo realizado em dois estágios: no primeiro foram analisadas as páginas das redes sociais do Governo de Alagoas a fim de identificar as estratégias de comunicação usadas a partir do surgimento do vírus; no segundo momento foi realizada, então, uma pesquisa com a população alagoana. Inserido nesse contexto, o objetivo principal foi investigar a percepção da população alagoana sobre as medidas de contenção da crise decorrente da pandemia da Covid-19 no Brasil. Utilizou-se, primeiramente, a pesquisa qualitativa de análise de conteúdo nas redes e, posteriormente, a metodologia de pesquisa quantitativa, com aplicação de um questionário distribuído on-line buscando alcançar o máximo de pessoas possíveis, com a finalidade de conhecer as características socioeconômicas do público alcançado e questioná-lo sobre questões relacionadas à Covid-19. O referencial teórico procurou atravessar assuntos como gerenciamento de crises, ressaltando a importância da comunicação em momentos críticos, como a crise sanitária do novo coronavírus, bem como os impactos que a desinformação pode trazer para a sociedade, sendo ela um dos problemas no enfrentamento a pandemia, usada até mesmo no discurso político pelo, então, Presidente da República, Jair Bolsonaro, que mobilizou a opinião pública para adotar comportamentos nocivos à saúde coletiva. Os resultados da pesquisa permitiram identificar que, no geral, todos os públicos da pesquisa convergiam com a opinião de que a Covid-19 se caracterizava como uma emergência de saúde pública e concordaram sobre as medidas de contenção da propagação do vírus. Porém, quando é feito o recorte por espectro político divergem sobre o isolamento social e percepção sobre o regime democrático. Diante disso, torna-se importante pontuar que, ultrapassando os limites do posicionamento político, a disputa de narrativas das autoridades federais e estaduais em torno da crise de saúde pública surtiu efeitos sobre os comportamentos dos indivíduos.
Abstract: The new coronavirus (SARS-CoV-2) has become a serious global public health problem from 2020, having become, still in the first half of the same year, a pandemic according to the World Health Organization. In Brazil, in particular, the health crisis has also unfolded into an institutional, political, economic, and social crisis. At this juncture, this work sought to investigate the perception of people from Alagoas about the Covid-19 crisis through a study conducted in two stages: in the first stage, the social network pages of the Alagoas government are analyzed in order to identify the communication strategies used from the emergence of the virus; in the second stage, a survey was conducted with the population of Alagoas. Within this context, the main objective was to investigate the perception of the population of Alagoas about the measures to contain the crisis resulting from the pandemic of the new coronavirus (Covid-19) in Brazil. Firty, we used the qualitative research of content analysis on the networks and, later, a quantitative research methodology, with the application of a questionnaire distributed online, seeking to reach as many people as possible, with the purpose of knowing the socioeconomic characteristics of the audience and questioning them about issues related to Covid-19. The theoretical reference sought to across issues such as crisis management, enphasizing the importance of communication in critical moments, such as the health crisis of the new coronavirus, as well as the impacts that misinformation brought to society, being it one of the problems in facing the pandemic, used even in political discourse by the former President, Jair Bolsonaro, who mobilized public opinion to adopt behaviors harmful to collective health. The results of the research allowed us to identify that, in general, all the publics in the research converge in the opinion that the Covid-19 was a situation of public health emergency and agreed on the measures to contain the spread of the virus, but when the cut by political spectrum is made they diverge on the social isolation and perception of the democratic regime. Therefore, it is important to point out that, beyond the limits of political positioning, the dispute over the narratives of the federal and state authorities around the public health crisis had effects on the behavior of individuals.
Palavras-chave: Pandemias
COVID-19
Relações públicas
Opinião pública - Pesquisa - Brasil
Comunicação - Crise
Desinformação
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas - Bacharelado
Citação: LINS, Alexandra Byanca Braz. A percepção dos alagoanos sobre a crise de saúde [comunicação] pública no Brasil: o caso da pandemia da COVID-19. 2023. 99 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências, História, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/11042
Data do documento: 30-jan-2023
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A percepção dos alagoanos sobre a crise de saúde [comunicação] pública.pdf3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.