00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10959
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas na educação de surdos: novos olhares rumo a uma educação ecoformativa
Autor(es): Bernardo, Geraldo
Primeiro Orientador: Alves, Maria Dolores Fortes
metadata.dc.contributor.referee1: Menezes, Anderson de Alencar
metadata.dc.contributor.referee2: Guérios, Ettiène Cordeiro
Resumo: Com base no pensamento complexo, na ecoformação e nas Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas (ALVES,2016) essa pesquisa objetiva analisar, relato de experiência de um professor de estudantes surdos, na perspectiva da educação ecoformativa e inclusiva. A problematização em questionarmos: de que maneira as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas potencializam a aprendizagem e desenvolvimento de cenários inclusivos para estudantes surdos, em uma Organização Não-Governamental ONG? O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa narrativa qualitativa, cuja análise baseia-se nos princípios guias do pensamento complexo de Morin e nas categorias das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (2016). Tal pesquisa foi feita a partir de análise dos registros do diário de bordo da atuação docente, no período de 8 meses do ano de 2019, em uma (ONG) que atende estudantes surdos. Como referencial teórico tomamos autores que se debruçaram sobre a inclusão dos surdos, pensamento complexo, Morin (2014; 2015), a ecoformação Suanno (2014, p. 175) e as PAII em Alves (2016). A análise realizou-se a partir de categorias temáticas aplicadas aos registros do diário de bordo. As análises revelam a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas integrados e inclusivas, pensadas a partir do olhar multidimensional aos estudantes. A importância da promoção de uma relação de amorosidade entre professor, estudante, família e todas as partes da instituição. A articulação dos professores com a coordenação possibilitou a inserção das famílias dos estudantes no ambiente institucional, através de oficinas de artes e ensino de libras. Com interação das famílias nas ações pedagógicas, percebemos avanços significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes que passaram a ter voz e participação ativa bem como, aos pais. Uma relação coimbricada, que favoreceu a aquisição de diferentes saberes para a vida em sociedade de diferentes personagens convivendo diariamente no mesmo contexto, cada um, um mundo e várias história, que se cruzam a partir do todo. Consequentemente, a construção de um cenário inclusivo para os estudantes (família e profissionais) provocou no ambiente educativo uma nova energia que alterou o emocional, o social, o espiritual, o cultural. Percebemos que esta mudança só é possível a partir da aceitação de diferentes estratégias adotadas por todos os profissionais da escola. Assim, comprometemo-nos com uma educação transdisciplinar, complexa e ecoformativa, desenvolvida a partir de práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas em todos os contextos do ambiente educacional, desenvolvendo a afetividade, autoestima, confiança, cuidado consigo, o outro e a natureza.
Abstract: O trabalho não possui abstract.
Palavras-chave: Surdos - Inclusão Escolar
Surdos - Educação
Complexidade
Ecoformação
Aprendizagem Integradora
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BERNARDO, Geraldo. Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas na educação de surdos: novos olhares rumo a uma educação ecoformativa. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10959
Data do documento: 16-set-2022
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.