Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10959
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alves, Maria Dolores Fortes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4130544132802418 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Anderson de Alencar | - |
dc.contributor.referee2 | Guérios, Ettiène Cordeiro | - |
dc.creator | Bernardo, Geraldo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4505354780464384 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T21:17:12Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12 | - |
dc.date.available | 2023-04-12T21:17:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-16 | - |
dc.identifier.citation | BERNARDO, Geraldo. Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas na educação de surdos: novos olhares rumo a uma educação ecoformativa. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10959 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Inclusão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Surdos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Complexidade | pt_BR |
dc.subject | Ecoformação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Integradora | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas na educação de surdos: novos olhares rumo a uma educação ecoformativa | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Com base no pensamento complexo, na ecoformação e nas Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas (ALVES,2016) essa pesquisa objetiva analisar, relato de experiência de um professor de estudantes surdos, na perspectiva da educação ecoformativa e inclusiva. A problematização em questionarmos: de que maneira as práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas potencializam a aprendizagem e desenvolvimento de cenários inclusivos para estudantes surdos, em uma Organização Não-Governamental ONG? O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa narrativa qualitativa, cuja análise baseia-se nos princípios guias do pensamento complexo de Morin e nas categorias das práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas (2016). Tal pesquisa foi feita a partir de análise dos registros do diário de bordo da atuação docente, no período de 8 meses do ano de 2019, em uma (ONG) que atende estudantes surdos. Como referencial teórico tomamos autores que se debruçaram sobre a inclusão dos surdos, pensamento complexo, Morin (2014; 2015), a ecoformação Suanno (2014, p. 175) e as PAII em Alves (2016). A análise realizou-se a partir de categorias temáticas aplicadas aos registros do diário de bordo. As análises revelam a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas integrados e inclusivas, pensadas a partir do olhar multidimensional aos estudantes. A importância da promoção de uma relação de amorosidade entre professor, estudante, família e todas as partes da instituição. A articulação dos professores com a coordenação possibilitou a inserção das famílias dos estudantes no ambiente institucional, através de oficinas de artes e ensino de libras. Com interação das famílias nas ações pedagógicas, percebemos avanços significativos no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes que passaram a ter voz e participação ativa bem como, aos pais. Uma relação coimbricada, que favoreceu a aquisição de diferentes saberes para a vida em sociedade de diferentes personagens convivendo diariamente no mesmo contexto, cada um, um mundo e várias história, que se cruzam a partir do todo. Consequentemente, a construção de um cenário inclusivo para os estudantes (família e profissionais) provocou no ambiente educativo uma nova energia que alterou o emocional, o social, o espiritual, o cultural. Percebemos que esta mudança só é possível a partir da aceitação de diferentes estratégias adotadas por todos os profissionais da escola. Assim, comprometemo-nos com uma educação transdisciplinar, complexa e ecoformativa, desenvolvida a partir de práticas de aprendizagens integradoras e inclusivas em todos os contextos do ambiente educacional, desenvolvendo a afetividade, autoestima, confiança, cuidado consigo, o outro e a natureza. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de aprendizagem integradoras e inclusivas na educação de surdos_novos olhares rumo a uma educação ecoformativa.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.