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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10946
Tipo: | Dissertação |
Título: | A gestão escolar e a formação continuada dos gestores da Rede Municipal de Ensino de Palmeira dos Índios/AL |
Autor(es): | Santos, Eduardo Leite Oliveira dos |
Primeiro Orientador: | Palmeira, Lana Lisiêr de Lima |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Givanildo da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Dantas, Juliana de Oliveira Jota |
Resumo: | A presente dissertação constitui-se de um estudo acerca da Gestão Escolar e a Formação Continuada dos gestores da Rede Municipal de Palmeira dos Índios/AL, buscando observar se esses gestores possuem formação continuada para atuarem no contexto da gestão escolar. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma são as formações continuadas dos gestores das escolas da Rede Municipal de Palmeira dos Índios/AL, a fim de contemplar as demandas administrativas que emergem no espaço escolar. Como objetivos específicos, tem-se: descrever as ações de formação continuada para os gestores a partir dos órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Educação - SEMEDE; refletir sobre os obstáculos da gestão escolar, como também os obstáculos que cercam o gestor escolar e discutir as formas de provimento ao cargo de gestor na esfera da Rede Estadual de Alagoas e na Rede Municipal de Palmeira dos Índios. A justificativa para este estudo é que a formação continuada proporciona ao professor/gestor o aperfeiçoamento e saberes necessários para oferecer a qualidade de ensino esperada. Nessa perspectiva, levanta-se, como questão problematizadora, se os gestores escolares possuem formação inicial e continuada para desenvolverem os trabalhos frente à gestão escolar? Como metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, na perspectiva de Marconi e Lakatos (2018), a partir de realização de entrevista e a aplicação de questionários aos gestores escolares de 10 escolas da Rede Municipal – 5 escolas da Zona Urbana e 5 escolas da Zona Rural, além da criteriosa revisão da literatura. No intuito de melhor compreender a formação de gestores e a gestão dos espaços educativos para a atuação no cenário de uma gestão escolar, buscou-se embasamento teórico em Cury (2002, 2005 e 2007), Dourado (2001), Libâneo (2001, 2004, 2013 2015), Lück (2001, 2008, 2009, 2011 e 2013), Paro (1996, 2003, 2007 e 2015), Prado (2012), entre outros. Ao longo da análise, foi possível identificar que a SEMEDE do município de Palmeira dos Índios/AL não oferece formação continuada aos gestores da rede municipal. |
Abstract: | The present dissertation consists of a study on School Management and The Continuous Education Training of the managers of the Municipal Education Network of Palmeira dos Índios/AL, seeking to observe if these managers have continuous education training to work in the context of school management. The main objective of this research is to analyze the ways of the continuous education training of school managers in the Municipal Education Network of Palmeira dos Índios/AL, to address the administrative demands that emerge in the school. The specific objectives of this research are: to describe the actions of continuous education training for the managers from the public agencies, as the Secretariat of SEMEDE; to reflect on the obstacles of school management, as well as the challenges that surround the school manager and management and discussing how to assemble to the position of manager in the Educational State Network of Alagoas and the Municipal Education Network of Palmeira dos Índios. The wherefore for this study is that continuous training provides the school manager the knowledge it needs to offer the educational quality expected. In this perspective, it is raised, as a problematizing question, whether school managers have initial and continuing training to develop their work concerning school management. As a methodology, a qualitative approach was embraced from the perspective of Marconi and Lakatos (2018), from conducting interviews and applying questionnaires to school managers of 10 schools in the municipal education network - 5 schools in the Urban Zone and 5 schools in the Rural Zone, as well as a careful review of the literature. In order to better understand the training of managers and the management of educational spaces for performing in the context of school management, a theoretical basis was sought by Cury (2002, 2005, and 2007), Dourado (2001), Libâneo (2001, 2004, 2013 2015), Lück (2001, 2008, 2009, 2011 and 2013), Paro (1996, 2003, 2007 and 2015), Prado (2012), among others. Throughout the analysis, it was possible to identify that SEMEDE in the county of Palmeira dos Índios/AL does not offer continuous training to managers of the municipal education network. |
Palavras-chave: | Educação Continuada Administração Escolar - Palmeira dos Índios (AL) Administrador Escolar Continuous Education Training School Management School Manager |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | SANTOS, Eduardo Leite Oliveira dos. A gestão escolar e a formação continuada dos gestores da Rede Municipal de Ensino de Palmeira dos Índios/AL. 2023. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10946 |
Data do documento: | 22-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
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