00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10891
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso do livro didático de Geografia no 6° ano do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Palmeira dos Índios-Alagoas
Autor(es): Costa, Quitéria Maria de Oliveira
Primeiro Orientador: Santos, Dayvid de Farias
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Cirlene Jeane Santos e
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Josilaine Santana da
Resumo: O presente artigo é resultado da pesquisa realizada durante o Estágio Supervisionado III do curso de Geografia Licenciatura EaD, da Universidade Federal de Alagoas, realizado em uma escola municipal de Palmeira dos Índios - Alagoas. O objetivo da pesquisa foi fazer uma análise sobre o uso do livro didático de Geografia no 6o ano do Ensino Fundamental II, a partir de observações feitas durante o estágio que estabeleceu como objetivo geral analisar o uso do livro didático pelo professor de Geografia. O embasamento teórico se deu mediante pesquisa bibliográfica de autores como Albuquerque (2011), Batista (2011), Cavalcante (2012), Costa (2013), Fonseca (2002), Gil (2002), Lajolo (1996), Magalhães (2006), Pina (2009), Santos (2007) e Thiollent (1988). A abordagem utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa. Neste tipo de pesquisa não se comprova numericamente, porém convence na forma de observação empírica, não se preocupando na necessidade de se ter muitos indivíduos, mas em se compreender que o livro didático é importante para o aprendizado. Para a coleta dos dados, foi utilizada a aplicação de um questionário com o intuito de conhecer o livro didático utilizado pelos alunos. O livro de Geografia nas escolas é um instrumento fundamental na elaboração dos planos de aula como também é responsável na expansão de informações a todos os envolvidos no processo escolar. Dos resultados pode-se afirmar que, embora não seja considerado obrigatório, o uso do livro didático nas escolas continua sendo uma das ferramentas mais adotadas por professores.
Palavras-chave: Aprendizagem
Geografia (Ensino fundamental)
Livro Didático - Geografia, 6º ano
Professores de geografia
Geografia - Estudo e ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia Ensino a Distância - Licenciatura
Citação: COSTA, Quitéria Maria de Oliveira. O uso do livro didático de Geografia no 6° ano do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Palmeira dos Índios-Alagoas. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10891
Data do documento: 19-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.