00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Dayvid de Farias-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5014361511581074pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Cirlene Jeane Santos e-
dc.contributor.referee2Silva, Josilaine Santana da-
dc.creatorCosta, Quitéria Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4482600790719571pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-05T18:50:01Z-
dc.date.available2024-03-23-
dc.date.available2023-04-05T18:50:01Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationCOSTA, Quitéria Maria de Oliveira. O uso do livro didático de Geografia no 6° ano do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Palmeira dos Índios-Alagoas. 2023. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10891-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografia Ensino a Distância - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGeografia (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLivro Didático - Geografia, 6º anopt_BR
dc.subjectProfessores de geografiapt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleO uso do livro didático de Geografia no 6° ano do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de Palmeira dos Índios-Alagoaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo é resultado da pesquisa realizada durante o Estágio Supervisionado III do curso de Geografia Licenciatura EaD, da Universidade Federal de Alagoas, realizado em uma escola municipal de Palmeira dos Índios - Alagoas. O objetivo da pesquisa foi fazer uma análise sobre o uso do livro didático de Geografia no 6o ano do Ensino Fundamental II, a partir de observações feitas durante o estágio que estabeleceu como objetivo geral analisar o uso do livro didático pelo professor de Geografia. O embasamento teórico se deu mediante pesquisa bibliográfica de autores como Albuquerque (2011), Batista (2011), Cavalcante (2012), Costa (2013), Fonseca (2002), Gil (2002), Lajolo (1996), Magalhães (2006), Pina (2009), Santos (2007) e Thiollent (1988). A abordagem utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa. Neste tipo de pesquisa não se comprova numericamente, porém convence na forma de observação empírica, não se preocupando na necessidade de se ter muitos indivíduos, mas em se compreender que o livro didático é importante para o aprendizado. Para a coleta dos dados, foi utilizada a aplicação de um questionário com o intuito de conhecer o livro didático utilizado pelos alunos. O livro de Geografia nas escolas é um instrumento fundamental na elaboração dos planos de aula como também é responsável na expansão de informações a todos os envolvidos no processo escolar. Dos resultados pode-se afirmar que, embora não seja considerado obrigatório, o uso do livro didático nas escolas continua sendo uma das ferramentas mais adotadas por professores.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - GEOGRAFIA ENSINO A DISTÂNCIA - IGDEMA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.