Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10849
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Barbosa, Isnaldo Isaac | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8346517003296057 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Melo, Vanio Fragoso de | - |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Ailton Campos do | - |
dc.creator | Costa Júnior, Raimundo Jorge da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6384832693720078 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-03T21:25:55Z | - |
dc.date.available | 2023-03-23 | - |
dc.date.available | 2023-04-03T21:25:55Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-16 | - |
dc.identifier.citation | COSTA JÚNIOR, Raimundo Jorge da. Uso do PBL no ensino de geometria do ensino fundamental. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10849 | - |
dc.description.abstract | The research presents a study about the use of the Problem Based Learning in Maths subject and more specifically, in Geometry classes between elementary students, both regular study and education of young people and adults, from the observation of little interest in maths subject by the students during such levels. For this purpose a historic and philosophic foundation was done, upholding its use in many maths areas.To underpin the layout of a pedagogical proposition for each teaching method mentioned, there was an analysis and evaluation of the documents that rule the Brazilian education, in textbooks adopted currently including the menus of the subjects related in maths degree courses, as an comparison between them. The work culminates with the presentation of the pedagogic sequences, presented in three parts, first in an explanatory way of the use of the methodology in general way, and in the next two steps with concrete propositions, specific and detailed, one for the seventh grade elementary school, regular study, and the other one for young people and adults education in primary cycle. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Problem Based Learning | pt_BR |
dc.subject | ABP | pt_BR |
dc.subject | PBL | pt_BR |
dc.subject | Active Methodologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching of Geometry | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | Young People and Adults Education | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Geometria - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.title | Uso do PBL no ensino de geometria do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente pesquisa apresenta um estudo sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Matemática e, mais especificamente, em aulas de Geometria entre alunos do Ensino Fundamental, tanto na modalidade regular quanto na Educação de Jovens e Adultos, a partir da observação da pequena identificação dos alunos com a disciplina de Matemática nessa etapa de sua formação. Para tanto, foi realizada uma fundamentação histórica e filosófica acerca da Aprendizagem Baseada em Problemas que sustentam seu uso em diversas áreas profissionais, e acerca de sua aplicação na área da Matemática. Para alicerçar a formatação de uma proposta pedagógica para cada uma das modalidades de ensino citadas, foi realizada uma análise e avaliação dos documentos que regem a educação brasileira, dos livros didáticos atualmente adotados e das ementas das disciplinas relacionadas em cursos de licenciatura em matemática, bem como uma comparação entre eles. O trabalho culmina com a apresentação das sequências pedagógicas, sendo apresentadas em três etapas: na primeira, explica-se a utilização da metodologia e nas duas etapas seguintes são demonstradas propostas concretas, específicas e detalhadas da metodologia; uma para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, modalidade regular e a outra para alunos da Educação de Jovens e Adultos, no primeiro ciclo. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Uso do PBL no ensino de geometria do ensino fundamental.pdf | 1.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.