00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barbosa, Isnaldo Isaac-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee2Nascimento, Ailton Campos do-
dc.creatorCosta Júnior, Raimundo Jorge da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6384832693720078pt_BR
dc.date.accessioned2023-04-03T21:25:55Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-04-03T21:25:55Z-
dc.date.issued2021-04-16-
dc.identifier.citationCOSTA JÚNIOR, Raimundo Jorge da. Uso do PBL no ensino de geometria do ensino fundamental. 2023. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10849-
dc.description.abstractThe research presents a study about the use of the Problem Based Learning in Maths subject and more specifically, in Geometry classes between elementary students, both regular study and education of young people and adults, from the observation of little interest in maths subject by the students during such levels. For this purpose a historic and philosophic foundation was done, upholding its use in many maths areas.To underpin the layout of a pedagogical proposition for each teaching method mentioned, there was an analysis and evaluation of the documents that rule the Brazilian education, in textbooks adopted currently including the menus of the subjects related in maths degree courses, as an comparison between them. The work culminates with the presentation of the pedagogic sequences, presented in three parts, first in an explanatory way of the use of the methodology in general way, and in the next two steps with concrete propositions, specific and detailed, one for the seventh grade elementary school, regular study, and the other one for young people and adults education in primary cycle.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProblem Based Learningpt_BR
dc.subjectABPpt_BR
dc.subjectPBLpt_BR
dc.subjectActive Methodologiespt_BR
dc.subjectTeaching of Geometrypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectYoung People and Adults Educationpt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUso do PBL no ensino de geometria do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta um estudo sobre o uso da Aprendizagem Baseada em Problemas na disciplina de Matemática e, mais especificamente, em aulas de Geometria entre alunos do Ensino Fundamental, tanto na modalidade regular quanto na Educação de Jovens e Adultos, a partir da observação da pequena identificação dos alunos com a disciplina de Matemática nessa etapa de sua formação. Para tanto, foi realizada uma fundamentação histórica e filosófica acerca da Aprendizagem Baseada em Problemas que sustentam seu uso em diversas áreas profissionais, e acerca de sua aplicação na área da Matemática. Para alicerçar a formatação de uma proposta pedagógica para cada uma das modalidades de ensino citadas, foi realizada uma análise e avaliação dos documentos que regem a educação brasileira, dos livros didáticos atualmente adotados e das ementas das disciplinas relacionadas em cursos de licenciatura em matemática, bem como uma comparação entre eles. O trabalho culmina com a apresentação das sequências pedagógicas, sendo apresentadas em três etapas: na primeira, explica-se a utilização da metodologia e nas duas etapas seguintes são demonstradas propostas concretas, específicas e detalhadas da metodologia; uma para alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, modalidade regular e a outra para alunos da Educação de Jovens e Adultos, no primeiro ciclo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Uso do PBL no ensino de geometria do ensino fundamental.pdf1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.