00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10848
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Agressividade infantil e o ato de morder: uma perspectiva winnicottiana
Autor(es): Noronha, Vivianny Asley da Rocha
Primeiro Orientador: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee1: Leitão, Heliane de Almeida Lins
Resumo: O período da infância abarca inúmeras questões concernentes ao desenvolvimento infantil, estando presentes os comportamentos agressivos, como o ato de morder. Ancorada na perspectiva winnicottiana, o presente trabalho teve como objetivo geral refletir sobre agressividade infantil e o ato de morder a partir dos casos clínicos nas obras do autor. E como objetivos específicos discutir a concepção teórica de Winnicott sobre as raízes da agressividade infantil, bem como identificar na obra de Winnicott casos que retratem a mordida. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica resultando na seleção de quatro casos clínicos presentes nas obras de Winnicott: “O brincar e a Realidade (1975)”, “A Família e o Desenvolvimento individual (2001), Privação e Delinquência (1987)”, e por fim, “Da pediatria à psicanálise (2000)”. O estudo explicita íntimas relações entre as raízes da agressividade e o ato de morder, demonstrando que tais comportamentos podem ser provenientes da motilidade e da excitação, da destrutividade instintual incompadecida que tornarão possíveis à criança o uso de objetos de maneira objetiva, bem como a conquista do EU unitário. Conclui-se que a mordida, nos casos apresentados, estava relacionada às vivências correspondentes a sua fase de amadurecimento emocional e às circunstâncias no ambiente familiar. Também se pôde constatar que a sobrevivência a tal comportamento pelas/os cuidadoras/es é imprescindível para a continuidade do ser, permitindo-os vivenciar os impulsos agressivos necessários para constituição psíquica do bebê rumo à independência. Vale enfatizar que as discussões e reflexões levantadas no artigo são capazes de contribuir com o campo da prevenção em saúde e também no âmbito educacional.
Abstract: Não tem
Palavras-chave: Mordida
Agressividade Infantil
Winnicott
Agressividade (Psicologia) em crianças
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Psicologia - Bacharelado
Citação: NORONHA, Vivianny Asley da Rocha. Agressividade infantil e o ato de morder: uma perspectiva winnicottiana. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10848
Data do documento: 8-jun-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Agressividade infantil e o ato de morder uma perspectiva winnicottiana.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.