00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IP Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - PSICOLOGIA - IP
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Miura, Paula Orchiucci-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612101090683256pt_BR
dc.contributor.referee1Leitão, Heliane de Almeida Lins-
dc.creatorNoronha, Vivianny Asley da Rocha-
dc.date.accessioned2023-04-03T21:10:56Z-
dc.date.available2024-03-22-
dc.date.available2023-04-03T21:10:56Z-
dc.date.issued2021-06-08-
dc.identifier.citationNORONHA, Vivianny Asley da Rocha. Agressividade infantil e o ato de morder: uma perspectiva winnicottiana. 2023. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10848-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Psicologia - Bachareladopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMordidapt_BR
dc.subjectAgressividade Infantilpt_BR
dc.subjectWinnicottpt_BR
dc.subjectAgressividade (Psicologia) em criançaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleAgressividade infantil e o ato de morder: uma perspectiva winnicottianapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO período da infância abarca inúmeras questões concernentes ao desenvolvimento infantil, estando presentes os comportamentos agressivos, como o ato de morder. Ancorada na perspectiva winnicottiana, o presente trabalho teve como objetivo geral refletir sobre agressividade infantil e o ato de morder a partir dos casos clínicos nas obras do autor. E como objetivos específicos discutir a concepção teórica de Winnicott sobre as raízes da agressividade infantil, bem como identificar na obra de Winnicott casos que retratem a mordida. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica resultando na seleção de quatro casos clínicos presentes nas obras de Winnicott: “O brincar e a Realidade (1975)”, “A Família e o Desenvolvimento individual (2001), Privação e Delinquência (1987)”, e por fim, “Da pediatria à psicanálise (2000)”. O estudo explicita íntimas relações entre as raízes da agressividade e o ato de morder, demonstrando que tais comportamentos podem ser provenientes da motilidade e da excitação, da destrutividade instintual incompadecida que tornarão possíveis à criança o uso de objetos de maneira objetiva, bem como a conquista do EU unitário. Conclui-se que a mordida, nos casos apresentados, estava relacionada às vivências correspondentes a sua fase de amadurecimento emocional e às circunstâncias no ambiente familiar. Também se pôde constatar que a sobrevivência a tal comportamento pelas/os cuidadoras/es é imprescindível para a continuidade do ser, permitindo-os vivenciar os impulsos agressivos necessários para constituição psíquica do bebê rumo à independência. Vale enfatizar que as discussões e reflexões levantadas no artigo são capazes de contribuir com o campo da prevenção em saúde e também no âmbito educacional.pt_BR
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