Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantil |
Autor(es): | Silva, Iris Candida Teles da |
Primeiro Orientador: | Santos, Edlene Cavalcanti |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
Resumo: | O presente trabalho aborda sobre a afetividade no ambiente escolar e sua influencia na relação professor-aluno na Educação Infantil, tendo como objetivo compreender de que forma a afetividade interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ao abordamos esse tema, estamos refletindo sobre de que forma o afeto contribui no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, buscando observar a relação dos vínculos afetivos socialmente construídos entre quem ensina e quem aprende. A metodologia utilizada neste trabalho foi de cunho bibliográfico, utilizando fontes como: artigos, monografias, resumos e textos referenciados por autores como Piaget (2004), Vygotsky (2008), Henri Wallon (2007), entre outros, que trazem reflexões sobre as questões afetivas que constroem as relações dentro do ambiente escolar e defendem que o afeto é importante no exercício de ensinar. Neste trabalho refletiremos sobre o processo ensino aprendizagem, com um olhar voltado para a construção de uma relação afetiva, onde a afetividade e o cognitivo caminham juntos. Dessa forma, foi possível compreender que a afetividade no contexto escolar se baseia na confiança e que também proporciona um ambiente agradável e harmonioso, influenciando de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Ensino- Aprendizagem Ambiente Escolar Relação afetiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SILVA, Iris Candida Teles da. A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantil. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779 |
Data do documento: | 22-mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na Educação Infantil.pdf | 576.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.