00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Silva, Iris Candida Teles da
Primeiro Orientador: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Elza Maria da
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Willams dos Santos Rodrigues
Resumo: O presente trabalho aborda sobre a afetividade no ambiente escolar e sua influencia na relação professor-aluno na Educação Infantil, tendo como objetivo compreender de que forma a afetividade interfere no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ao abordamos esse tema, estamos refletindo sobre de que forma o afeto contribui no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, buscando observar a relação dos vínculos afetivos socialmente construídos entre quem ensina e quem aprende. A metodologia utilizada neste trabalho foi de cunho bibliográfico, utilizando fontes como: artigos, monografias, resumos e textos referenciados por autores como Piaget (2004), Vygotsky (2008), Henri Wallon (2007), entre outros, que trazem reflexões sobre as questões afetivas que constroem as relações dentro do ambiente escolar e defendem que o afeto é importante no exercício de ensinar. Neste trabalho refletiremos sobre o processo ensino aprendizagem, com um olhar voltado para a construção de uma relação afetiva, onde a afetividade e o cognitivo caminham juntos. Dessa forma, foi possível compreender que a afetividade no contexto escolar se baseia na confiança e que também proporciona um ambiente agradável e harmonioso, influenciando de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino- Aprendizagem
Ambiente Escolar
Relação afetiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Iris Candida Teles da. A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na educação infantil. 2023. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10779
Data do documento: 22-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A afetividade na relação professor-aluno e as implicações no processo de aprendizagem na Educação Infantil.pdf576.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.