00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10778
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação inclusiva no ensino fundamental anos iniciais no município de união dos palmares: desafios e avanços
Título(s) alternativo(s): Inclusive education in elementary school early years challenges and advances
Autor(es): Silva, Larissa Nayane dos Santos
Primeiro Orientador: Barros, Abdízia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcante, Valéria Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Janayna Paula Lima de Souza
Resumo: Este artigo estuda a realidade na oferta da educação inclusiva nos anos iniciais do ensino fundamental. Tendo como Objetivo Geral: Conhecer os desafios e avanços ocorridos na oferta da educação inclusiva no ensino fundamental, anos iniciais. Visto que toda a pessoa tem direito a uma escolarização de qualidade, e apenas desta forma ocorrerá inclusão de fato. Este trabalho possui como objetivos específicos: (1) Destacar quais as concepções da Educação Inclusiva a partir da Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015, vigente no país; (2) Relatar os desafios percebidos pelos professores nas séries iniciais, quanto à prática de ensino e o desenvolvimento dos alunos com deficiência em sala de aula,(3)Verificar os avanços da educação inclusiva alcançados no ensino fundamental nos anos iniciais. Para atender aos objetivos propostos utilizou-se como metodologia de trabalho a pesquisa qualitativa e estudo de caso e revisão de literatura aprofundado especialmente nos seguintes teóricos BRASIL, Lei no 13.146 de 06 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência), BRASIL, Lei no 7.853 de 24 de Outubro de 1989, BRASIL, Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 2008, SANTOS (2002), GIL (2002), BOY (2019), MANTOAN (1997), SASSAKI (2002), SCHWARTZMAN (1999), ALMEIDA (2000),SANTOS (2018), SILVA (2016), SZYMANSKI (2003), que tratam da temática principal do presente estudo. A investigação de campo ocorreu em uma escola da rede de ensino do município de União dos Palmares, com a intencionalidade de saber como se dá a oferta e a metodologia de trabalho na educação inclusiva no contexto da sala de aula. Foram realizadas entrevistas com profissionais da Secretaria Municipal de Educação e com duas professoras do ensino fundamental. Este estudo faz uma análise sobre a realidade da educação inclusiva nas séries iniciais, apontando os diversos desafios que a pessoa com deficiência se depara ao ingressar na escola, e ao mesmo tempo, destaca as dificuldades e o posicionamento dos professores durante as aulas, considerando que a inclusão social é um trabalho contínuo que exige participação de todos. Pois, a educação inclusiva é dever do Estado e responsabilidade de todos.
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Educação Inclusiva - Desafios e Avanços
Anos Iniciais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SILVA, Larissa Nayane dos Santos. Educação inclusiva no ensino fundamental anos iniciais no município de união dos palmares: desafios e avanços. 2023. 13 f. (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10778
Data do documento: 28-jan-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.