00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Amurabi Pereira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7856-1196pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8355859619672329pt_BR
dc.contributor.referee1Haddad, Lenira-
dc.contributor.referee1IDhttp://orcid.org/0000-0002-3588-2846pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781919765100738pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Flávia Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0572-3542pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6989436256176648pt_BR
dc.creatorAlmirante, Kleverton Arthur de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0925030051280076pt_BR
dc.date.accessioned2023-03-23T21:16:52Z-
dc.date.available2023-03-23-
dc.date.available2023-03-23T21:16:52Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifier.citationALMIRANTE, Kleverton Arthur de. A infância religiosa do Candomblé: os olhares dos pesquisandos, etnografia e educação. 2023.Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10761-
dc.description.abstractThis master thesis is the result of an ethnographic study that investigated the religious life of children of Candomblé in the terreiro, respecting their identities and peering into their eyes-work about the religion, the religious community of the terreiro, the learning, the school and who they are. In the first chapter, there is a discussion of religious diversity and how the school deals with it, also bringing the specifies of the field in Alagoas. In the second, became more evident that contributions that may be given to the practice of ethnography and Anthropology regarding the ethical debate of identification around the preservation of identities in which this research believes; the question of proximity of the reality of search by the memories, as so the specifies that field brings to build the methodological applications, these issues were discussed in that chapter. The third shows who these children are, how they act and interact in the terreiro, and the eyes-work they cast from it about their experiences. It spoke up slightly on the subject of racism, but not left out its existence and persistence in social structures as something likeless. From the eyes-work and voices of children opened up prospects for ways to get on the reason of things most seemingly anodyne out of the way. This research ended up showing a childhood educated in terreiros, but been forgotten and rejected in the school environment, dealing with racism in this environment almost never with apparent motivation. So far, could be confirmed, and with the help of literature, the denial for so long that took and still takes the Candomblé in society, including its visibility in the school public space and education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEtnografia - infância religiosapt_BR
dc.subjectPesquisa - criançaspt_BR
dc.subjectCandomblé - discriminaçãopt_BR
dc.subjectEthnography - religious childhoodpt_BR
dc.subjectResearch - childrenpt_BR
dc.subjectCandomblé - discriminationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA infância religiosa do Candomblé: os olhares dos pesquisandos, etnografia e educaçãopt_BR
dc.title.alternativeReligious childhood of candomblé - the looks of children in research, ethnography and educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de uma pesquisa etnográfica que investigou a vivência religiosa das crianças de Candomblé no terreiro, respeitando suas identidades e perscrutando seus olhares sobre a religião, o terreiro, os aprendizados, a escola e quem elas são. No primeiro capítulo, foi feita uma discussão sobre a diversidade religiosa e como a escola lida com ela, trazendo também as especificidades do campo alagoano. No segundo, evidenciam-se algumas contribuições que podem ser dadas à prática da etnografia e à Antropologia, isto é, no tocante ao debate ético da identificação e da preservação das identidades nas quais a pesquisa acredita; a questão da proximidade de realidade da pesquisa mediante as memórias e que especificidades o campo traz para construir as aplicações metodológicas também foram discutidas nesse capítulo. O terceiro mostra quem essas crianças são, como elas agem e interagem no terreiro, e que olhares elas lançam a partir dele sobre suas vivências. Nele discorreu-se ligeiramente sobre a temática do racismo, mas não se desmereceu sua existência e a persistência nas estruturas sociais como algo sinedóquico. A partir dos olhares e das vozes das crianças se abriram perspectivas de caminhos para se chegar à razão das coisas mais aparentemente anódinas do meio do caminho. Finalizou-se esta pesquisa mostrando uma infância que é educada em terreiros, porém olvidada e rechaçada no ambiente da escola, lidando nesse ambiente com um racismo quase nunca de motivação aparente. Até aqui, conseguiu-se confirmar, e com a ajuda da literatura, a negação que durante tanto tempo se deu e ainda se dá ao Candomblé na sociedade, incluindo sua visibilidade no espaço público escolar e na educação.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A infância religiosa do candomblé - os olhares dos pesquisandos, etnografia e educação.pdf5.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.