00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remoto
Autor(es): Santos, Marcia Ferreira do Amaral
Oliveira, Selma dos Santos de
Primeiro Orientador: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Cicero Neilton dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Guerra, Maria José
Resumo: O presente estudo apresenta uma abordagem bibliográfica de natureza qualitativa e tem como objetivo reconhecer a importância do trabalho lúdico como facilitador da aprendizagem matemática, compreendendo que este componente curricular possui grande relevância na vida dos indivíduos nos primeiros anos de escolaridade. Nesse contexto, buscamos responder a seguinte questão: Como o trabalho lúdico ajuda no processo de aprendizagem matemática vivenciado com a pandemia da Covid 19? Essa questão nos levou a pesquisar sobre as vivências dos professores que lecionam na Educação Infantil da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Semente no município de Campo Grande - AL. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos as obras dos autores Vygotsky e Wallon entre outros autores e documentos. Como resultados, ficaram evidenciados três principais enfrentamentos: descobrir novas metodologias para ensinar Matemática com novas propostas para serem trabalhadas no ensino à distância; a falta do acesso dos alunos às aulas on-line e a ausência da interação entre o professor e a criança na brincadeira, parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento dela.
Palavras-chave: Educação Infantil
Pandemia da Covid-19
Ensino de matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SANTOS, Marcia Ferreira Do Amaral. OLIVEIRA, Selma Dos Santos De Oliveira. Aprendizagem matemática na educação infantil em tempos de pandemia: enfrentamentos do uso do lúdico no sistema remoto. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10759
Data do documento: 22-mar-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.