Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10737
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Relatório de ensino: (re)pensando a formação docente em sociologia |
Autor(es): | Souza, Luzian Santos de |
Primeiro Orientador: | Silva, Júlio Cezar Gaudencio da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Souza, Jordânia de Araújo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Welkson Pires da |
Resumo: | O presente relatório de ensino tem por objetivo refletir sobre o processo de formação e atuações dos professores de sociologia. O tema será explorado de acordo com as minhas vivências durante minha formação, enquanto estudante do curso de Ciências Sociais – Licenciatura, ofertado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Boa parte dessa reflexão, se constrói, a partir das experiências práticas vividas ao longo dos Estágios Supervisionados e no Programa Residência Pedagogica (PRP - CAPES). Metodologicamente, o presente trabalho parte de um esforço de revisão bibliografica, com foco na formação de professores, em termos gerais, bem como de professores de Sociologia, de modo particular. Assim como da consulta de documentos, como de relatórios de Estágio, do próprio PRP, assim como o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Tudo articulado em torno da constituição de uma reflexão sobre a construção do saber-fezer docentes, com base na autobiografia. E com base nessas experiências, irei discutir sobre as dificuldades enfrentadas por mim, e por diferentes professores de Sociologia, em sala de aula, considerando suas condições de trabalho, formação inicial, formação continuada e valorização do magistério |
Abstract: | This teaching report aims to reflect on the training process and actions of sociology teachers. The theme will be explored according to my experiences during my training, as students of the Social Sciences course - Degree, offered by the Institute of Social Sciences (ISC), at the Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Much of this reflection is built from the practical experiences lived during the Supervised Internships and in the Pedagogical Residency Program (PRP - CAPES). Methodologically, the present work is part of a bibliographic review effort, focusing on teacher training, in general terms, as well as Sociology teachers, in particular. As well as consulting documents, such as Internship reports, the PRP itself, as well as the Course Pedagogical Project (CPP). All articulated around the constitution of a reflection on the construction of teachers' know-how, based on autobiography. And based on these experiences, I will discuss the difficulties faced by me, and by different Sociology teachers, in the classroom, considering their working conditions, initial training, continuing training and valuing teaching |
Palavras-chave: | Ensino - Relatório Formação de professores Sociologia - Estudo e ensino Estágio supervisionado Programa Residência Pedagógica (Brasil) Teaching Report Teacher Training Sociology Teaching Supervised Internships Pedagogical Residency Program |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Ciências Sociais - Licenciatura |
Citação: | SOUZA, Luzian Santos de. Relatório de ensino: (re)pensando a formação docente em sociologia. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10737 |
Data do documento: | 16-dez-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório de ensino - (re)pensando a formação docente em sociologia.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.