00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10737
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Júlio Cezar Gaudencio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3980009343505300pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Jordânia de Araújo-
dc.contributor.referee2Silva, Welkson Pires da-
dc.creatorSouza, Luzian Santos de-
dc.date.accessioned2023-03-21T17:33:39Z-
dc.date.available2023-03-09-
dc.date.available2023-03-21T17:33:39Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Luzian Santos de. Relatório de ensino: (re)pensando a formação docente em sociologia. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10737-
dc.description.abstractThis teaching report aims to reflect on the training process and actions of sociology teachers. The theme will be explored according to my experiences during my training, as students of the Social Sciences course - Degree, offered by the Institute of Social Sciences (ISC), at the Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Much of this reflection is built from the practical experiences lived during the Supervised Internships and in the Pedagogical Residency Program (PRP - CAPES). Methodologically, the present work is part of a bibliographic review effort, focusing on teacher training, in general terms, as well as Sociology teachers, in particular. As well as consulting documents, such as Internship reports, the PRP itself, as well as the Course Pedagogical Project (CPP). All articulated around the constitution of a reflection on the construction of teachers' know-how, based on autobiography. And based on these experiences, I will discuss the difficulties faced by me, and by different Sociology teachers, in the classroom, considering their working conditions, initial training, continuing training and valuing teachingpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociais - Licenciaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino - Relatóriopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSociologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPrograma Residência Pedagógica (Brasil)pt_BR
dc.subjectTeaching Reportpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectSupervised Internshipspt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Programpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleRelatório de ensino: (re)pensando a formação docente em sociologiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente relatório de ensino tem por objetivo refletir sobre o processo de formação e atuações dos professores de sociologia. O tema será explorado de acordo com as minhas vivências durante minha formação, enquanto estudante do curso de Ciências Sociais – Licenciatura, ofertado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS), na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Boa parte dessa reflexão, se constrói, a partir das experiências práticas vividas ao longo dos Estágios Supervisionados e no Programa Residência Pedagogica (PRP - CAPES). Metodologicamente, o presente trabalho parte de um esforço de revisão bibliografica, com foco na formação de professores, em termos gerais, bem como de professores de Sociologia, de modo particular. Assim como da consulta de documentos, como de relatórios de Estágio, do próprio PRP, assim como o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Tudo articulado em torno da constituição de uma reflexão sobre a construção do saber-fezer docentes, com base na autobiografia. E com base nessas experiências, irei discutir sobre as dificuldades enfrentadas por mim, e por diferentes professores de Sociologia, em sala de aula, considerando suas condições de trabalho, formação inicial, formação continuada e valorização do magistériopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Relatório de ensino - (re)pensando a formação docente em sociologia.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.