06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - HISTÓRIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Figueirêdo, Carla Taciane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1899231100500890pt_BR
dc.contributor.referee1Vale, Eltern Campina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4634436404721606pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Fernando de Sá-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4374461285586717pt_BR
dc.creatorXavier, Cleyton Junior de Jesus-
dc.date.accessioned2023-03-17T13:46:16Z-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.available2023-03-17T13:46:16Z-
dc.date.issued2020-11-03-
dc.identifier.citationXAVIER, Cleyton Junior de Jesus. Caminhos de uma profissão: reflexões sobre a formação docente nas disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de História Licenciatura Plena na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão. 63 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10727-
dc.description.abstractThe Supervised Internship is the time when the future teacher experiences the school environment and teaching. This research aims to reflect on teacher training based on practical experience in the subjects of Supervised Internship I, II, III and IV developed during the Full Degree History course at the Federal University of Alagoas (UFAL) - Campus do Sertão. Specifically, to identify the legal regulation of the internship from the official documents, to characterize how this legality is constituted, opposing the executable reality during the practice experienced in the supervised internships, in order to explain its impacts on the teacher education as a future graduate in History. This moment is fundamental in the identity construction of the teacher, therefore, this work presented an approach on the challenges of this profession, reflecting some points that directly infer in the construction of the History teacher, having the experiences of the subject Supervised Internship as object of study. The critical historical method guided the heuristic procedures in this research, based on the participant observation, the field diary, official documents on the Supervised Internship that constituted the research source, supporting the discussion on the theory / practice relationship present in the teacher training. The results show that the Supervised Internship theoretically subsidizes teacher training, however, the dialogue between theory and practice induces to affirm that they distance themselves from the empirical reality, that is, the basic education schools where we teach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectHistória – Licenciatura Plenapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectCampus do Sertãopt_BR
dc.subjectUFALpt_BR
dc.subjectSupervised internshippt_BR
dc.subjectTheory and practicept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleCaminhos de uma profissão: reflexões sobre a formação docente nas disciplinas de Estágio Supervisionado no curso de História Licenciatura Plena na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado é o momento em que o futuro docente vivencia o ambiente escolar e o ensino. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a formação docente a partir da experiência prática nas disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV desenvolvidas durante o curso de História Licenciatura Plena na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus do Sertão. Especificamente identificar a regulamentação legal do estágio a partir dos documentos oficiais, caracterizar como se constitui essa legalidade contrapondo a realidade executável durante a prática experienciada nos estágios supervisionados, por fim explicitar os impactos do mesmo na formação docente enquanto futuro licenciado em História. Esse momento é fundamental na construção identitária do professor, sendo assim, esse trabalho apresentou uma abordagem sobre os desafios dessa profissão, refletindo alguns pontos que interferem diretamente na construção do professor de História, tendo as experiências da disciplina Estágio Supervisionado como objeto de estudo. O método histórico crítico orientou os procedimentos heurísticos nessa pesquisa, fundamentando-se na observação participante, o diário de campo, documentos oficiais sobre o Estágio Supervisionado que constituíram fonte da pesquisa, subsidiando a discussão sobre a relação teoria/prática presentes na formação docente. Os resultados demonstram que o Estágio Supervisionado subsidia teoricamente a formação docente, entretanto a dialogia teoria e prática induzem afirmar que se distanciam da realidade empírica, ou seja, as escolas de educação básica onde lecionamos.pt_BR
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