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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10693
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): diagnóstico, medicalização e preconceito que rondam a temática |
Autor(es): | Silva, Maria Lucivânia Barros, Maria Mônica Herculano Silva de |
Primeiro Orientador: | Candeias, Cezar Nonato Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Elza Maria da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Willams dos Santos Rodrigues |
Resumo: | O estudo aborda a respeito do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), tendo em vista que são vários os fatores que aludem para o diagnóstico desse transtorno. Um deles é a medicalização imposta de maneira equivocada para aquele indivíduo que supostamente foi diagnosticado com TDAH. As variadas esferas as quais os professores e profissionais da saúde levam em conta o papel das ligações dos possíveis diagnósticos aos quais as crianças e/ou adolescentes estão acometidos devem ser realizados com muito cuidado, pois a medicalização nos processos que não se caracterizam TDAH podem levar aqueles a severas consequências. Com efeito, o principal objetivo desse artigo é discutir o impacto que uma prática de diagnósticos errôneos e/ou precipitados termina tendo, junto à criança em idade escolar, gerando um processo de medicalização da educação. Como metodologia, optou-se pela revisão de literatura, pois é um tipo de pesquisa necessária para todo e qualquer estudo, uma vez que acaba se transformando em rotina para os pesquisadores profissionais, e necessária para a construção teórica mínima dos iniciantes. Com efeito, no artigo mostra que um falso diagnóstico do TDAH infere diretamente na vida do indivíduo, como também de sua família, levando a todos a uma celeuma sem fim, abrangendo a um sofrimento que poderia ser evitado através de utilização de um diagnóstico eficiente e, se necessária, uma correta medicalização. |
Palavras-chave: | Aprendizagem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) Medicalização Diagnóstico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia Ensino a Distância |
Citação: | SILVA, Maria Lucivânia Silva, BARROS, Maria Mônica Herculano Silva de. Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH): diagnóstico, medicalização e preconceito que rondam a temática. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Palmeira dos Índios, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10693 |
Data do documento: | 19-nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) - diagnóstico, medicalização e preconceito que rondam a temática.pdf | 293.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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