Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10645
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Candeias, Cezar Nonato | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2138600190152396 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Elza Maria da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-3491-4292 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8658721923461828 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lima, Willams dos Santos Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3987-0762 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3718577942103647 | pt_BR |
dc.creator | Messias, Márcia Roberta Silva de | - |
dc.creator | Lins, Tereza Paula Carneiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-07T21:23:14Z | - |
dc.date.available | 2023-03-07 | - |
dc.date.available | 2023-03-07T21:23:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-05 | - |
dc.identifier.citation | MESSIAS, Márcia Roberta Silva de. LINS, Tereza Paula Carneiro. O fracasso escolar: uma perspectiva de sucessos e insucesso na educação formal. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10645 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia Ensino a Distância | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fracasso Escolar | pt_BR |
dc.subject | Distorção idade/série | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
dc.title | O fracasso escolar: uma perspectiva de sucessos e insucesso na educação formal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão acerca do tema Fracasso Escolar, tendo como necessidade compreender a sua articulação com dimensões do sucesso e insucesso escolar, observando a importância das trocas de saberes, sendo imprescindível essa troca para o desenvolvimento humano. Consideramos que esse processo educacional não só ocorre no ambiente escolar, mas vai além dos muros das escolas. Destacam-se os impactos da reprovação e da distorção idade/série no abandono escolar precoce, fatores impactantes no insucesso. Nesse estudo fizemos uso da pesquisa bibliográfica para levantamento de dados e informações sobre o tema e o diálogo com alguns autores como Vianna(2006); Silva e Matos(2007); Pozzobon, Mahendra e Marin(2017); Fontoura e Oliveira-Menegotto(2015); Leonardo, Leal e Rossato(2015); Choi e Calero(2015); Nogueira(2009); e Ferreira(2014); e cotejamos os aspectos levantados pela literatura com os dados quantitativos oriundos das bases de dados do IBGE e do INEP as quais nos mostram as diferenças alarmantes no perfil do fracasso quando observamos os dados do Brasil, do Nordeste e de Alagoas. Diante dos fatores apresentados conclui-se que é necessário que não só família e escola devem caminhar unidas, mas que o governo também faça investimentos na educação que começa na base que é a educação infantil, passando pelo ensino fundamental até o ensino médio. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O fracasso escolar - uma perspectiva de sucessos e insucesso na educação formal.pdf | 219.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.