00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10533
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de perfis do Instagram e suas contribuições formativas ao profissional bibliotecário
Título(s) alternativo(s): Analysis of Instagram profiles and their formative contributions to the library professional
Autor(es): Silva, Laís Santos Oliveira da
Primeiro Orientador: Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do
metadata.dc.contributor.referee1: Mota, Francisca Rosaline Leite
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Edivânio Duarte de
Resumo: A comunicação é imprescindível às relações humanas, o que atualmente é estabelecida por meio das mídias sociais. Contudo, constata-se que nos espaços de trabalho presenciais dos profissionais bibliotecários, o apelo às práticas informativas é imperante e, por vezes, desconectada do contexto da era digital. Neste cenário, as mídias sociais, imersas no cotidiano das pessoas, apontam para possibilidades alternativas para se pensar a formação de forma integrada com a realidade cotidiana. Deste modo, a pergunta que norteou este estudo foi: quais as potencialidades do Instagram para a disseminação da informação no contexto formativo do profissional bibliotecário? Para este propósito também foi levantada a seguinte hipótese: a mídia social Instagram pode contribuir com a formação do bibliotecário principalmente por meio dos perfis informativos. O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Foram analisados perfis da rede digital Instagram e os respectivos comentários dos seguidores em torno dos conteúdos de biblioteconomia. Utilizou-se a técnica análise do conteúdo para analisar os dados. Como resultados, o estudo revelou que ainda que os perfis de biblioteconomia tivessem posts argumentativos e de entretenimento, o teor informativo apresentado no contexto de formação presencial é reproduzido no contexto digital, evidenciando-se a necessidade de se pensar nas mídias sociais para além do pensamento tradicional.
Abstract: Communication is essential to human relationships, which is currently established through social media. However, it appears that in the face-to-face workspaces of professional librarians, the appeal to informative practices is dominant and, sometimes, disconnected from the context of the digital age. In this scenario, social media, immersed in people's daily lives, point to alternative possibilities for thinking about training in an integrated way with everyday reality. Thus, the question that guided this study was: what are the potentialities of Instagram for the dissemination of information in the training context of the professional librarian? For this purpose, the following hypothesis was also raised: the social media Instagram can contribute to the formation of librarians, mainly through informative profiles. The study had a qualitative approach with an exploratory design. Profiles of the Instagram digital network and the respective comments from followers regarding library science content were analyzed. The content analysis technique was used to analyze the data. As a result, the study revealed that even though librarianship profiles had argumentative and entertaining posts, the informative content presented in the context of face-to-face training is reproduced in the digital context, highlighting the need to think about social media beyond thinking traditional.
Palavras-chave: Bibliotecários
Comunicação
Fontes de informação
Instagram (Rede social on-line)
Mídias sociais
Communication
Information Sources
Instagram
Librarian
Social Media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Biblioteconomia
Citação: SILVA, Laís Santos Oliveira da. Análise de perfis do Instagram e suas contribuições formativas ao profissional bibliotecário. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10533
Data do documento: 15-dez-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de perfis do Instagram e suas contribuições formativas ao profissional bibliotecário.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.