00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Marcos Aparecido Rodrigues do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6317834863149595pt_BR
dc.contributor.referee1Mota, Francisca Rosaline Leite-
dc.contributor.referee2Souza, Edivânio Duarte de-
dc.creatorSilva, Laís Santos Oliveira da-
dc.date.accessioned2023-02-27T17:21:59Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-02-27T17:21:59Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationSILVA, Laís Santos Oliveira da. Análise de perfis do Instagram e suas contribuições formativas ao profissional bibliotecário. 2023. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10533-
dc.description.abstractCommunication is essential to human relationships, which is currently established through social media. However, it appears that in the face-to-face workspaces of professional librarians, the appeal to informative practices is dominant and, sometimes, disconnected from the context of the digital age. In this scenario, social media, immersed in people's daily lives, point to alternative possibilities for thinking about training in an integrated way with everyday reality. Thus, the question that guided this study was: what are the potentialities of Instagram for the dissemination of information in the training context of the professional librarian? For this purpose, the following hypothesis was also raised: the social media Instagram can contribute to the formation of librarians, mainly through informative profiles. The study had a qualitative approach with an exploratory design. Profiles of the Instagram digital network and the respective comments from followers regarding library science content were analyzed. The content analysis technique was used to analyze the data. As a result, the study revealed that even though librarianship profiles had argumentative and entertaining posts, the informative content presented in the context of face-to-face training is reproduced in the digital context, highlighting the need to think about social media beyond thinking traditional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Biblioteconomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBibliotecáriospt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectFontes de informaçãopt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectInformation Sourcespt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectLibrarianpt_BR
dc.subjectSocial Mediapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.titleAnálise de perfis do Instagram e suas contribuições formativas ao profissional bibliotecáriopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of Instagram profiles and their formative contributions to the library professionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA comunicação é imprescindível às relações humanas, o que atualmente é estabelecida por meio das mídias sociais. Contudo, constata-se que nos espaços de trabalho presenciais dos profissionais bibliotecários, o apelo às práticas informativas é imperante e, por vezes, desconectada do contexto da era digital. Neste cenário, as mídias sociais, imersas no cotidiano das pessoas, apontam para possibilidades alternativas para se pensar a formação de forma integrada com a realidade cotidiana. Deste modo, a pergunta que norteou este estudo foi: quais as potencialidades do Instagram para a disseminação da informação no contexto formativo do profissional bibliotecário? Para este propósito também foi levantada a seguinte hipótese: a mídia social Instagram pode contribuir com a formação do bibliotecário principalmente por meio dos perfis informativos. O estudo teve abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Foram analisados perfis da rede digital Instagram e os respectivos comentários dos seguidores em torno dos conteúdos de biblioteconomia. Utilizou-se a técnica análise do conteúdo para analisar os dados. Como resultados, o estudo revelou que ainda que os perfis de biblioteconomia tivessem posts argumentativos e de entretenimento, o teor informativo apresentado no contexto de formação presencial é reproduzido no contexto digital, evidenciando-se a necessidade de se pensar nas mídias sociais para além do pensamento tradicional.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - BIBLIOTECONOMIA - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise de perfis do Instagram e suas contribuições formativas ao profissional bibliotecário.pdf2.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.