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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10526
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Impactos socioambientais das obras de duplicação da BR-101/NE - estudo de caso: distrito de Luziápolis, município de Campo Alegre - Alagoas |
Título(s) alternativo(s): | Social and environmental impacts on the duplication works on BR101/NE – case study: district of Luziapólis, municipality of Campo Alegre – Alagoas |
Autor(es): | Botelho, Ariany Oliveira |
Primeiro Orientador: | Falcão, Nivaneide Alves de Melo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Ana Paula Lopes da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Guimarães Júnior, Sinval Autran Mendes |
Resumo: | Diante dos estudos elaborados anteriormente a um empreendimento como a implantação de uma rodovia, podemos observar que o meio ambiente passa por diversas transformações, possuindo entre eles impactos positivos e negativos, que são identificados tanto no meio físico, quanto biótico e socioeconômico. E os impactos que tratam das questões socioeconômicas estão direcionados diretamente às atividades econômicas e sociais da região atingida e por onde a rodovia passa, alterando a rotina da população local, causando transtornos derivados das obras, podemos citar entre esses contratempos, as partículas de ar, os gases poluentes, ruídos, ou qualquer situação que afete os moradores, a fauna e a flora local, e consequentemente, o ecossistema como um todo. Nesse sentido, diretrizes precisam ser adotadas para que seus efeitos sejam minimizados e tragam maior qualidade de vida aos usuários e moradores lindeiros à rodovia. Este trabalho trata dos impactos socioeconômicos provocados pelas obras de duplicação da BR-101/NE, tendo como estudo de caso o distrito de Luziápolis, localizado no município de Campo Alegre, estado de Alagoas. A metodologia utilizada fez uso de pesquisas bibliográficas e quantitativas a fim de relatar as causas e expor os pontos positivos e negativos gerados com a implantação da rodovia, além disso, foram explanadas ações que mitigaram os problemas e maximizaram os pontos positivos; todos citados pelos próprios moradores e usuários da rodovia, e comprovados através de visitas in loco, onde foram coletadas informações por meio de entrevistas junto aos os moradores e usuários lindeiros, e após o levantamento das informações dos questionários aplicados, foram identificados, cerca cinco impactos ambientais negativos citados pelos mesmos como; mal uso da passarela, o aumento da poeira na região, dificuldades na travessia, ruído e rachadura derivadas das vibrações, e ainda podemos citar três impactos positivos, como; aumento de emprego e serviços na localidade, crescimento das atividades econômicas e a segurança viária, dos motoristas e usuários da rodovia. Contudo, foram realizadas campanhas educativas com os moradores a fim de esclarecer as dúvidas dos mesmos e reafirmar a importância dos cuidados com todos os que fazem parte do meio ambiente. |
Abstract: | In view of the studies carried out prior to an undertaking such as the implementation of a highway, we can observe that the environment is undergoing several transformations, including positive and negative impacts, which are identified both in the physical, biotic and socioeconomic environment. And the impacts that deal with socioeconomic issues are directly directed to economic and social activities in the affected region and where the highway passes, changing the routine of the local population, causing inconvenience arising from the works, we can mention, among these setbacks, the air particles, polluting gases, noise, or any situation that affects residents, local fauna and flora, and consequently, the ecosystem as a whole. In this sense, guidelines need to be adopted so that its effects are minimized and bring a better quality of life to users and residents bordering the highway. This work deals with the socioeconomic impacts caused by the duplication works of the BR-101/NE, having as a case study the district of Luziápolis, located in the municipality of Campo Alegre, state of Alagoas. The methodology used made use of bibliographical and quantitative research in order to report the causes and expose the positive and negative points generated with the implementation of the highway, in addition, actions that mitigated the problems and maximized the positive points were explained; all mentioned by the residents and users of the highway, and confirmed through on-site visits, where information was collected through interviews with residents and neighboring users, and after surveying the information from the questionnaires applied, about five impacts were identified. negative environmental cited by them as; misuse of the walkway, increased dust in the region, difficulties in crossing, noise and cracking caused by vibrations, and we can still mention three positive impacts, such as; increase in employment and services in the locality, growth in economic activities and road safety, for drivers and users of the highway. However, educational campaigns were carried out with the residents in order to clarify their doubts and reaffirm the importance of caring for everyone who is part of the environment. |
Palavras-chave: | Empreendimentos rodoviários Rodovias - Alagoas Impactos socioambientais Highway projects Highways Social and environmental impacts |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | BOTELHO, Ariany Oliveira. Impactos socioambientais das obras de duplicação da BR-101/NE - estudo de caso : distrito de Luziápolis, município de Campo Alegre - Alagoas. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10526 |
Data do documento: | 4-out-2021 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
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