00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10496
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Braga Júnior , Amaro Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3072812137317009pt_BR
dc.contributor.referee1Silva , Júlio Cezar Gaudêncio da-
dc.contributor.referee2Souza, Jordânia de Araújo-
dc.creatorSilva, Cássia Betânia da-
dc.date.accessioned2023-02-23T22:51:35Z-
dc.date.available2023-01-31-
dc.date.available2023-02-23T22:51:35Z-
dc.date.issued2020-12-27-
dc.identifier.citationSILVA, Cássia Betânia da. A atuação do professor de Sociologia no ensino médio como forma de intervenção às práticas de violência em sala de aula. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais, Universidade Federal de Alagoas, Maragogi, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10496-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the role of the Sociology teacher as a form of intervention to violence practiced by and among students in the classroom. For that, the online questionnaire answered by 87 high school sociology teachers was used, taking into account questions such as profile, condition and performance. The hypothesis was worked out that Sociology teachers can act in the intervention of violence practiced by and among students in the classroom, but also points out difficulties due to their limitations. Among the results it was observed that teachers can act in some way in the intervention of violence practiced by and among students in the classroom, but they also have difficulties to act in situations of extreme violence that are added by the lack of support and institutional support; difficulties in the denaturalization of violence that vary between trained and non-trained; and differences in the ways of approaching the contents on the theme, giving singularities to professionals with specific training. It is noted that teachers have difficulties in the most serious cases to those who flee while teaching; The specific training of the Sociology teacher as well as its continuity contributes to a more instrumental approach and performance through theoretical methodological tools in the face of these manifestations. Specific training is suggested to teach the discipline and political participation of the State in a more active way to act as one of the great allies in facing the difficulties of teaching work as well as these different manifestations of violence.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessores de sociologiapt_BR
dc.subjectIntervençãopt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectViolencept_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectTeacherpt_BR
dc.subjectSociologypt_BR
dc.subjectInterventionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpt_BR
dc.titleA atuação do professor de Sociologia no ensino médio como forma de intervenção às práticas de violência em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativeThe role of the Sociology teacher in high school as a form of intervention tothepracticesof violence in the classroompt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar a atuação do professor de Sociologia como forma de intervenção às violências praticadas por e entre os alunos em sala de aula. Para tanto, utilizou-se do questionário on-line respondido por 87 professores de Sociologia do ensino médio levando em consideração questões como perfil, condição e atuação. Trabalhou-se a hipótese de que os professores de Sociologia podem atuar na intervenção da violência praticada por e entre os alunos em sala de aula mas também aponta dificuldades devido a suas limitações. Entre os resultados observou-se que os professores podem atuar de alguma maneira na intervenção da violência praticada por e entre os alunos em sala de aula, mas também possuem dificuldades de atuar em situações de violência extrema que se somam pela falta de suporte e apoio institucional; dificuldades na desnaturalização da violência que variam entre formados e não formados; e diferenças nas formas de abordagens dos conteúdos sobre a temática conferindo singularidades ao profissional com formação específica. Nota-se que os professores possuem dificuldades nos casos mais graves àquelas que fogem ao fazer docente; A formação específica do professor de Sociologia bem como sua continuidade colabora para abordagem e atuação mais instrumentalizada por meio de ferramentas teóricas metodológicas frente a essas manifestações. Sugere-se formação específica para lecionar a disciplina e participação política do Estado de forma mais ativa para atuar como um dos grandes aliados no enfrentamento às dificuldades do trabalho docente bem como essas diferentes manifestações de violência.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.