00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IEFE - INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IEFE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10448
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A influência da prática do kung fu nos hábitos de vida em escolares num projeto social extracurricular
Autor(es): Oliveira, Edmilson Epifânio Alves de
Primeiro Orientador: Chalita, Marco Antônio
metadata.dc.contributor.referee1: Lima Filho, Antônio Passos de
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Eriberto José Lessa de
Resumo: Acompanhando de perto a vivência de determinados alunos nos Projetos do Kung Fu Dakaru na Escola, bem como seus desempenhos nos dias de treino no Centro de Treinamento e/ou nas competições organizadas pela entidade, é evidente a existência de fatores limitadores, bem como a forte interferência que esses exercem, diferentemente em cada aluno, dos iniciantes aos mais experientes. Desta maneira o objetivo deste estudo foi de, identificar a partir da prática esportiva no Projeto de Kung Fu Dakaru, as possíveis mudanças nos hábitos de vida de seus praticantes. Para isso a pesquisa apresentou-se como descritiva qualitativa, sendo o grupo estudado uma turma de 20 alunos do ensino médio, com idade que variou dos 14 aos 21 anos de ambos os gêneros, todos participantes do Projeto Kung Fu Dakaru na Escola Pública, realizado no CAIC, na cidade do Pilar; devidamente regidos por TALE e TCLE. A coleta dos dados se deu pela aplicação de um questionário, ofertado através da plataforma Google Docs (enviado via link eletrônico), onde os respondentes puderam acessar por seus dispositivos eletrônicos móveis (smartphones, tablets, Ipodes) ou computador. Para a análise dos dados, optou-se pela análise interpretativa. Como principais resultados, evidenciaram-se modificações na vida dos alunos com o desenvolvimento de novos hábitos, com a obtenção de uma rotina de atividades físicas, comportamento pessoal, melhorias no desempenho escolar, readquirir o hábito da leitura, retomada no objetivo de concluir os estudos, de aprender uma arte marcial, de se tornar uma pessoa melhor. Desta maneira podemos concluir que houveram significativas mudanças nos hábitos de vida dos alunos participantes do Projeto Kung Fu Dakaru, assim ficando evidente que esta arte marcial de certa forma influencia positivamente na vida das pessoas que a praticam.
Abstract: Following closely the experience of certain students in the Dakaru Kung Fu Projects at the School as well as their performances on training days at the Training Center and/or in the competitions organized by the entity, it is evident the existence of limiting factors, as well as the strong interference that these exert, differently in each student, from beginners to more experience. Thus, the aim of this study was to identify from sports practice in the Dakaru Kung Fu project the possible changes in the life habits of its practitioners. For this, the research presented itself as descriptive qualitative and the group studied a group of 20 high school students, with a age ranging from 14 to 21 years of both genders, all participants of the Kung Fu Dakaru Project at the Public School, held at CAIC, in the city of Pilar; governed by TALE and The ETS. Data were collected by applying a questionnaire, offered through the Google Docs platform (sent via electronic link), where respondents were able to access through their mobile electronic devices (smartphones, tablets, Ipodes) or computer. For data analysis, we opted for interpretive analysis. As main results, changes in students' lives were evidenced with the development of new habits, with the achievement of a routine of physical activities, personal behavior, improvements in school performance, reacquiring the habit of reading, resumption in the objective of completing studies, learning a martial art, of becoming a better person. In this way we can conclude that there have been significant changes in the life habits of the students participating in the Dakaru Kung Fu Project, thus becoming evident that this martial art in a way positively influences the lives of the people who practice it.
Palavras-chave: Kung Fu Dakaru (Projeto)
Alunos - Desempenho
Mudança de hábitos
School
Changing habits
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Educação Física
Citação: OLIVEIRA, Edmilson Epifânio Alves de. A influência da prática do kung fu nos hábitos de vida em escolares num projeto social extracurricular. 2023. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e do Esporte, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10448
Data do documento: 10-set-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - EDUCAÇÃO FÍSICA - IEFE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A influência da prática do kung fu nos hábitos de vida em escolares num projeto social extracurricular.pdf953.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.