00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICBS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICBS Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10406
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo dos fatores ambientais nas escolas do Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB) de Maceió
Título(s) alternativo(s): Study of environmental factors in the schools of the Centro Educacional Antonio Gomes de Barros (CEAGB) Maceió.
Autor(es): Santos, Geisson Peterson Batista dos
Primeiro Orientador: Santos, Lilian Carmen Lima dos
metadata.dc.contributor.referee1: Batista, Juliana Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Nicácio, Saulo Verçosa
Resumo: É comum e normal ouvir dos professores que os alunos não prestam atenção, não tem foco na aula, se dispersam facilmente, são preguiçosos, mesmo se esforçando para o desenvolvimento de uma boa aula em conjunto com a turma, o que torna um ambiente desfavorável ao ensino e à aprendizagem. Nesse trabalho, foram selecionados alguns dos fatores ambientais como: temperatura, iluminação, ventilação e ruídos que podem afetar os alunos em relação a atenção. O objetivo geral foi identificar como se comportam os fatores ambientais presentes no ambiente escolar e como objetivos específicos temse: conhecer os fatores ambientais presentes nas escolas do Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB) de Maceió/AL e descrever quais seus efeitos no cotidiano dos alunos à luz da literatura. A metodologia utilizada foi a realização de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, na busca da percepção do problema e suas consequências à luz da literatura. Em um segundo momento foi realizado uma pesquisa de campo do tipo qualitativo nas onze (11) escolas do Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB) de Maceió/AL. No terceiro momento, foi realizada a junção de dados levantados com base na literatura e nas observações realizadas do ambiente escolar. Os resultados encontrados foram há presença dos fatores ambientais atuando no ambiente escolar de algumas escolas com mais intensidade, tais como falta de uma boa iluminação e ventilação natural, temperatura desconfortável nos ambientes fechados ou abertos com pouca ou sem a presença de plantas e ruídos excessivos em corredores fechados e quadras próximas as salas de aula.
Abstract: It is common and normal to hear from teachers that students do not pay attention, do not focus on the class, disperse easily, are lazy, even striving to develop a good class together with the class, which makes an environment unfavorable to the teaching and learning. In this work, some of the environmental factors were selected, such as: temperature, lighting, ventilation and noise that can affect students in terms of attention. The general objective was to identify how the environmental factors present in the school environment behave and the specific objectives are: to know the environmental factors present in the schools of the Antônio Gomes de Barros Educational Center (CEAGB) of Maceió/AL and describe their effects on daily life of students in the light of literature. The methodology used was to carry out an exploratory and descriptive research, in search of the perception of the problem and its consequences in light of the literature. In a second moment, a qualitative field research was carried out in the eleven (11) schools of the Antônio Gomes de Barros Educational Center (CEAGB) in Maceió/AL. In the third moment, data collected based on the literature and observations made in the school environment were joined. The results found were the presence of environmental factors acting in the school environment of some schools with more intensity, such as lack of good lighting and natural ventilation, uncomfortable temperature in closed or open environments with little or without the presence of plants and excessive noise in closed corridors and blocks near classrooms.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Fatores ambientais
Ensino e aprendizagem
School environment
Environmental factors
Teaching and learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Ciências Biológicas
Citação: SANTOS, Geisson Peterson Batista dos. Estudo dos fatores ambientais nas escolas do Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB) de Maceió. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10406
Data do documento: 6-mai-2021
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - ICBS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Estudo dos fatores ambientais nas escolas do Centro Educacional Antônio Gomes de Barros (CEAGB) de Maceió.pdf4.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.