00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FAU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10354
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise técnica de adequações arquitetônicas de prevenção ao COVID-19 em escolas públicas municipais de Maceió-AL
Autor(es): Canuto, Gabriella Lira
Primeiro Orientador: Sarmento, Thaísa Francis César Sampaio
metadata.dc.contributor.referee1: Duarte, Morgana Maria Pitta
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcanti, Fernando Antonio De Melo Sa
metadata.dc.contributor.referee3: Goncalves, Elisabeth De Albuquerque Cavalcanti Duarte
Resumo: Com o novo cenário mundial relacionado a pandemia do Covid-19 (Sars-Cov-2), observou-se o colapso das redes de saúde tanto privadas quanto públicas, e como medida emergencial foi lançado pela Prefeitura de Maceió o Decreto nº 8.846, no dia 16 de março de 2020. Nele continha medidas de isolamento social, quarentena, prevenção a aglomeração e suspensão das aulas escolares na rede municipal. Assim, iniciou-se um grande desafio na rede de ensino público na tentativa de se adequar ao ensino remoto. Também ocorreram grandes mudanças no cotidiano, na economia, no comércio, na saúde, inclusive dentro das residências de cada cidadão. Após 4 meses de pandemia, a Secretária Municipal de Educação (SEMED) começou o planejamento de adequação da estrutura física das escolas da rede visando a prevenção do contágio do Covid-19. Essas adequações foram efetuadas na maioria das escolas municipais, tanto no Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) quanto nas Escolas de Ensino Fundamental. A SEMED também estruturou um protocolo sanitário que foi disponibilizado no site da Prefeitura de Maceió. Todavia, não há nenhuma diretriz para as questões de adequações físicas nas escolas, isso torna, de modo geral, as adequações arquitetônicas frágeis, do ponto de vista normativo. A fim de analisar esse cenário, o Trabalho Final de Graduação (TFG) desenvolvido estuda como se desenvolveram as adequações, com o objetivo de analisar as adequações, caracterizar as quatros escolas e propor diretrizes projetuais. A metodologia que será abordada é a Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído (MEAC) desenvolvida por Villarouco (2009). Foram analisadas 4 escolas na cidade de Maceió, e os resultados apontaram para inadequações pré-existentes nessas edificações, pois ficaram evidentes a baixa qualidade já existente desses espaços.
Abstract: With the new global scenario related to the Covid-19 (Sars-Cov-2) pandemic, the collapse of both private and public health networks was observed, and as an emergency measure the City of Maceió launched Decree No. 8,846, on March 16, 2020. It contained measures for social isolation, quarantine, prevention of crowding, and suspension of school classes in the municipal network. Thus began a great challenge in the public school network in an attempt to adapt to remote education. Major changes also occurred in everyday life, in the economy, in commerce, in health, and even inside the homes of every citizen. After four months of the pandemic, the Municipal Secretary of Education (SEMED) started planning to adapt the physical structure of the schools in the network in order to prevent the spread of the Covid-19 virus. These adjustments were made in most of the municipal schools, both in the Municipal Center for Children Education (CMEI) and in the Elementary Schools. SEMED has also structured a health protocol that has been made available on the Maceio City Hall website. However, there is no guideline for the issues of physical adaptations in schools, which makes, in general, the architectural adaptations fragile, from the normative point of view. In order to analyze this scenario, the developed Final Graduation Work (TFG) studies how the adjustments were developed, aiming to analyze the adjustments, characterize the four schools and propose project guidelines. The methodology that will be addressed is the Ergonomic Methodology for the Built Environment (MEAC) developed by Villarouco (2009). Four schools in the city of Maceió were analyzed, and the results pointed to pre-existing inadequacies in these buildings, as the already existing low quality of these spaces became evident.
Palavras-chave: COVID-19
Escolas municipais - Maceió (AL)
Adequação arquitetônica
Municipal schools
Architectural adjustments
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Arquitetura e Urbanismo
Citação: CANUTO, Gabriella Lira. Análise técnica de adequações arquitetônicas de prevenção ao COVID-19 em escolas públicas municipais de Maceió-AL. 2023. 142 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10354
Data do documento: 28-abr-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ARQUITETURA E URBANISMO - FAU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Análise técnica de adequações arquitetônicas de prevenção ao COVID-19 em.pdf29.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.