00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - ICHCA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10232
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Relações públicas e a humanização no atendimento hospitalar: uma proposta de intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Maceió
Autor(es): Costa, Marina Couto da
Primeiro Orientador: Pimentel, Berenice Correia Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Leite, Sandra Nunes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Thamirys Nunes dos
Resumo: O presente trabalho resultou da necessidade de repensar o atendimento e a humanização hospitalar na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Verificamos, através de registros realizados pelos pacientes e acompanhantes no setor de ouvidoria, muitas reclamações referentes a cordialidade no atendimento, tempo de espera e informações incorretas. O objetivo geral é propor ações de relações públicas para humanizar o atendimentos hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Maceió e assim melhorar a satisfação com o público externo, através da análise dos conceitos que norteiam as ações do profissional, relacionando-os com as diretrizes da Política Nacional de Humanização, focalizando na comunicação interna. Os objetivos específicos foram: refletir sobre a importância da comunicação nas organizações; demonstrar a abrangência do relações-públicas e sua contribuição para efetivação deste projeto; ressaltar a importância da comunicação interna e da valorização dos funcionários como parte fundamental dos novos tempos; abordar a relação das áreas de comunicação e saúde, para compreender a necessidade de ambas para a humanização; conhecer as diretrizes da Política Nacional de Humanização e utilizá-las para direcionar as práticas de humanização no hospital. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com fichamento do material, tendo como fontes a literatura produzida sobre a temática em livros e artigos, teses, dissertações e ensaios, disponíveis nas bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online) e google acadêmico. A proposta de intervenção teve como base norteadora as diretrizes da Política Nacional de Humanização que frisa a valorização do indivíduo nas vivências do cotidiano para reformular suas ações, sendo cada vez mais centrada na gestão participativa calcada no diálogo. Como parte deste entendimento, propomos que a Santa Casa de Misericórdia de Maceió realize uma pesquisa de comunicação interna para levantar os dados necessários sobre o entendimento dos funcionários, quanto às suas compreensões sobre humanização, e assim delinear ações de relações públicas. Evidenciamos a necessidade de valorizar o público interno para aperfeiçoar a humanização, alinhando o discurso à prática. Destacamos que esse trabalho é uma Proposta de Intervenção na comunicação interna da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, humanizando as suas atividades, como um processo contínuo de interação, consolidando relacionamentos saudáveis entre os seus públicos, uma vez que o processo de humanização é um processo contínuo de integração.
Abstract: The present work resulted from the need to rethink hospital care and humanization at Santa Casa de Misericórdia in Maceió. We verified, through records made by patients and companions in the ombudsman sector, a large number of complaints regarding cordial service, waiting time and incorrect information. The general objective is to propose public relations actions, humanizing the hospital care of Santa Casa de Misericórdia in Maceió. We analyzed the concepts that guide the actions of the Public Relations professional, relating to the guidelines of the National Humanization Policy, focusing on internal communication to humanize hospital care and thus improve satisfaction with the external public. The specific objectives were: to reflect on the importance of communication in organizations; demonstrate the scope of public relations and its contribution to the realization of this project; to emphasize the importance of the internal public and the valorization of employees as a fundamental part of the new times; address the relationship between the areas of communication and health, to understand the need for both for humanization; know the guidelines of the National Humanization Policy and use them to direct humanization practices in the hospital. Thus, a bibliographic search was carried out with the material's records, using as sources the literature produced on the theme in books and articles, theses, dissertations and essays, available in the SciELO (Scientific Electronic Library Online) and google academic databases. The intervention proposal was based on the guidelines of the National Humanization Policy, which emphasizes the valorization of the individual in everyday experiences to reformulate his actions, being increasingly centered on participatory management based on dialogue. As part of this understanding, we propose that Santa Casa de Misericórdia de Maceió carry out an internal communication survey to gather the necessary data on the employees' understanding of their understanding of humanization, and thus outline public relations actions. We highlight the need to value the internal public to improve humanization, aligning discourse with practice. We emphasize that this work is an Intervention Proposal in the internal communication of Santa Casa de Misericórdia de Maceió, humanizing its activities, as a continuous process of interaction, consolidating healthy relationships among its audiences, since the humanization process is a process continuous integration.
Palavras-chave: Brasil. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização
Humanização dos serviços de saúde
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Relações públicas
Humanization
Organizational communication
Internal communication
Public relations
National humanization policy
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES PUBLICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Relações Públicas
Citação: COSTA, Marina Couto da. Relações públicas e a humanização no atendimento hospitalar : uma proposta de intervenção na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Curso de Relações Públicas, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10232
Data do documento: 28-ago-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - RELAÇÕES PÚBLICAS - ICHCA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.