00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10227
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Discutindo a EJA na educação geográfica
Título(s) alternativo(s): Discussing EJA in geographical education
Autor(es): Santos, Marta Maria da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francineila Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.referee1: Cabral Júnior, Jório Bezerra
metadata.dc.contributor.referee2: Raggi, Mariana Guedes
Resumo: Este trabalho discute as aulas de Geografia nas turmas de 6º e 8º ano na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O trabalho traz inicialmente uma breve abordagem teórica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Em segunda aborda alguns conceitos, tais como: Ensino de Geografia e Geografia escolar. E como apontes teóricos, destacamos: Paulo Freire (2005), Callai (2009; 2013), (Castrogiovanni, 2009; 2014) e Cavalcanti (2012). Enquanto procedimentos metodológicos foi realizado levantamentos bibliográficos, aplicação de questões, elaboração de gráficos e quadros. A análise da pesquisa empírica demonstrou as concepções de 26 alunos de 6º ano e 31 alunos do 8º ano da EJA sobre as aulas de Geografia, as quais fazem parte. Os resultados dos apresentados colaboram e são pertinentes quanto a importância do Ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Abstract: This paper discusses Geography classes in the 6th and 8th grade classes in Youth and Adult Education - EJA. The work initially brings a brief theoretical approach on Youth and Adult Education in Brazil. Second, it addresses some concepts, such as: Teaching Geography and School Geography. And as theoretical contributions stood out: Paulo Freire (2005), Callai (2009; 2013), and Cavalcanti (2012), among many others used during the work. While methodological procedures, bibliographic surveys, questionnaires, graphs and charts were developed. The analysis of the empirical research demonstrated the conceptions of 26 6th year students and 31 8th year students of EJA about the Geography classes to which they belong. The results presented collaborate and are relevant regarding the importance of Geography Teaching in the context of Youth and Adult Education (EJA).
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Ensino de geografia
Geography teaching
Youth and adult education
School geography
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Geografia
Citação: SANTOS, Marta Maria da Silva. Discutindo a EJA na educação geográfica. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10227
Data do documento: 10-jun-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discutindo a EJA na educação geográfica.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.