Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10227
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Discutindo a EJA na educação geográfica |
Título(s) alternativo(s): | Discussing EJA in geographical education |
Autor(es): | Santos, Marta Maria da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Maria Francineila Pinheiro dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cabral Júnior, Jório Bezerra |
metadata.dc.contributor.referee2: | Raggi, Mariana Guedes |
Resumo: | Este trabalho discute as aulas de Geografia nas turmas de 6º e 8º ano na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O trabalho traz inicialmente uma breve abordagem teórica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Em segunda aborda alguns conceitos, tais como: Ensino de Geografia e Geografia escolar. E como apontes teóricos, destacamos: Paulo Freire (2005), Callai (2009; 2013), (Castrogiovanni, 2009; 2014) e Cavalcanti (2012). Enquanto procedimentos metodológicos foi realizado levantamentos bibliográficos, aplicação de questões, elaboração de gráficos e quadros. A análise da pesquisa empírica demonstrou as concepções de 26 alunos de 6º ano e 31 alunos do 8º ano da EJA sobre as aulas de Geografia, as quais fazem parte. Os resultados dos apresentados colaboram e são pertinentes quanto a importância do Ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). |
Abstract: | This paper discusses Geography classes in the 6th and 8th grade classes in Youth and Adult Education - EJA. The work initially brings a brief theoretical approach on Youth and Adult Education in Brazil. Second, it addresses some concepts, such as: Teaching Geography and School Geography. And as theoretical contributions stood out: Paulo Freire (2005), Callai (2009; 2013), and Cavalcanti (2012), among many others used during the work. While methodological procedures, bibliographic surveys, questionnaires, graphs and charts were developed. The analysis of the empirical research demonstrated the conceptions of 26 6th year students and 31 8th year students of EJA about the Geography classes to which they belong. The results presented collaborate and are relevant regarding the importance of Geography Teaching in the context of Youth and Adult Education (EJA). |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Ensino de geografia Geography teaching Youth and adult education School geography |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Geografia |
Citação: | SANTOS, Marta Maria da Silva. Discutindo a EJA na educação geográfica. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10227 |
Data do documento: | 10-jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Discutindo a EJA na educação geográfica.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.