00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IGDEMA - INSTITUTO DE GEOGRAFIA, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - IGDEMA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Francineila Pinheiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2023086653714834pt_BR
dc.contributor.referee1Cabral Júnior, Jório Bezerra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7439808091974845pt_BR
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.creatorSantos, Marta Maria da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957135025403667pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-19T22:33:32Z-
dc.date.available2023-01-19-
dc.date.available2023-01-19T22:33:32Z-
dc.date.issued2020-06-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Marta Maria da Silva. Discutindo a EJA na educação geográfica. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Curso de Geografia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10227-
dc.description.abstractThis paper discusses Geography classes in the 6th and 8th grade classes in Youth and Adult Education - EJA. The work initially brings a brief theoretical approach on Youth and Adult Education in Brazil. Second, it addresses some concepts, such as: Teaching Geography and School Geography. And as theoretical contributions stood out: Paulo Freire (2005), Callai (2009; 2013), and Cavalcanti (2012), among many others used during the work. While methodological procedures, bibliographic surveys, questionnaires, graphs and charts were developed. The analysis of the empirical research demonstrated the conceptions of 26 6th year students and 31 8th year students of EJA about the Geography classes to which they belong. The results presented collaborate and are relevant regarding the importance of Geography Teaching in the context of Youth and Adult Education (EJA).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectSchool geographypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApt_BR
dc.titleDiscutindo a EJA na educação geográficapt_BR
dc.title.alternativeDiscussing EJA in geographical educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho discute as aulas de Geografia nas turmas de 6º e 8º ano na Educação de Jovens e Adultos - EJA. O trabalho traz inicialmente uma breve abordagem teórica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Em segunda aborda alguns conceitos, tais como: Ensino de Geografia e Geografia escolar. E como apontes teóricos, destacamos: Paulo Freire (2005), Callai (2009; 2013), (Castrogiovanni, 2009; 2014) e Cavalcanti (2012). Enquanto procedimentos metodológicos foi realizado levantamentos bibliográficos, aplicação de questões, elaboração de gráficos e quadros. A análise da pesquisa empírica demonstrou as concepções de 26 alunos de 6º ano e 31 alunos do 8º ano da EJA sobre as aulas de Geografia, as quais fazem parte. Os resultados dos apresentados colaboram e são pertinentes quanto a importância do Ensino de Geografia no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - GEOGRAFIA - IGDEMA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Discutindo a EJA na educação geográfica.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.