00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - FALE Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (FRANCÊS) - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10184
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O texto literário em sala de FLE: um possível instrumento de imersão
Título(s) alternativo(s): The literary text in the FFL room: a possible instrument of immersion
Autor(es): Santos, Joelma da Silva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Rosária Cristina Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Sales, Kall Lyws Barroso
metadata.dc.contributor.referee2: Cruz, Marcio Alexandre
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo colher resultados de uma proposta de aula de francês do tipo imersão, utilizando do texto literário como ponto de partida com vistas a prática da conversação em situações não formais de uso. Pretendemos definir o conceito de imersão em sala de aula de FLE e explorar a potencialidade do texto literário na elaboração de atividades de imersão a partir do romance 7 Bonnes raison de rester célibataire (ou pas) de Cécile Chomin (2019), que favoreçam o desenvolvimento de habilidades ligadas à competência de produção oral. Por meio de questionários referentes às atividades propostas, verificamos as contribuições do texto literário no desenvolvimento da competência comunicativa em sala de FLE.
Abstract: RÉSUMÉ - Le présent travail vise à recueillir les résultats d'une proposition d'une classe d'immersion en français, utilisant le texte littéraire comme point de départ afin de pratiquer la conversation dans des situations d'usage non formelles. Nous nous proposons de définir le concept d'immersion en classe de FLE et d'explorer la potentialité du texte littéraire dans le développement d'activités d'immersion à partir du roman 7 Bonnes raisons de rester célibataire (ou pas) de Cécile Chomin (2019), qui favorisent le développement de compétences liées à la compétence de production orale. À l'aide de questionnaires concernant les activités proposées, nous vérifions les apports du texte littéraire dans le développement de la compétence communicative en classe de FLE.
Palavras-chave: Língua francesa
Imersão
Texto literário
FLE
Produção oral
French language
Immersion
Literary text
Oral production
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Letras(Francês)
Citação: SANTOS, Joelma da Silva. O texto literário em sala de FLE: um possível instrumento de imersão. 2023. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras –Francês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10184
Data do documento: 16-fev-2022
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (FRANCÊS) - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O texto literário em sala de FLE um possível instrumento de imersão.pdf509.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.