Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10184
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O texto literário em sala de FLE: um possível instrumento de imersão |
Título(s) alternativo(s): | The literary text in the FFL room: a possible instrument of immersion |
Autor(es): | Santos, Joelma da Silva |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Rosária Cristina Costa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Sales, Kall Lyws Barroso |
metadata.dc.contributor.referee2: | Cruz, Marcio Alexandre |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo colher resultados de uma proposta de aula de francês do tipo imersão, utilizando do texto literário como ponto de partida com vistas a prática da conversação em situações não formais de uso. Pretendemos definir o conceito de imersão em sala de aula de FLE e explorar a potencialidade do texto literário na elaboração de atividades de imersão a partir do romance 7 Bonnes raison de rester célibataire (ou pas) de Cécile Chomin (2019), que favoreçam o desenvolvimento de habilidades ligadas à competência de produção oral. Por meio de questionários referentes às atividades propostas, verificamos as contribuições do texto literário no desenvolvimento da competência comunicativa em sala de FLE. |
Abstract: | RÉSUMÉ - Le présent travail vise à recueillir les résultats d'une proposition d'une classe d'immersion en français, utilisant le texte littéraire comme point de départ afin de pratiquer la conversation dans des situations d'usage non formelles. Nous nous proposons de définir le concept d'immersion en classe de FLE et d'explorer la potentialité du texte littéraire dans le développement d'activités d'immersion à partir du roman 7 Bonnes raisons de rester célibataire (ou pas) de Cécile Chomin (2019), qui favorisent le développement de compétences liées à la compétence de production orale. À l'aide de questionnaires concernant les activités proposées, nous vérifions les apports du texte littéraire dans le développement de la compétence communicative en classe de FLE. |
Palavras-chave: | Língua francesa Imersão Texto literário FLE Produção oral French language Immersion Literary text Oral production |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Letras(Francês) |
Citação: | SANTOS, Joelma da Silva. O texto literário em sala de FLE: um possível instrumento de imersão. 2023. 42 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras –Francês) - Faculdade de Letras, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10184 |
Data do documento: | 16-fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS (FRANCÊS) - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O texto literário em sala de FLE um possível instrumento de imersão.pdf | 509.61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.