00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Atenção saúde da população negra: um olhar sob a perspectiva dos cursos de graduação em saúde
Autor(es): Nascimento, Gian Carlos Rodrigues do
Primeiro Orientador: Cardoso, Danielly Santos dos Anjos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Janaina Ferro
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Nayara Alexandra Rodrigues da
metadata.dc.contributor.referee3: Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como a temática educação para à saúde da população negra e quilombola se apresenta nos projetos pedagógicos e respectivos ementários dos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, documental, realizado por meio da análise de oito Projetos Político Pedagógico (PPP) no período de abril a novembro de 2022. Utilizou-se a técnica documental para a coleta de dados e os marcos legais referenciais da PNISPN, DCNERER e DCNs dos cursos, além dos estudos culturais e currículo para a discussão dos resultados. Os dados foram ordenados em dois níveis de visibilidade da temática: a formação de trabalhadores da saúde na perspectiva da integralidade e para a educação étnico-racial; invisibilidade, superficialidade e fragmentação da temática étnico-racial nos cursos de graduação em saúde. Os resultados evidenciaram que a temática ainda é pouco e discretamente abordada nos currículos, tendo sido destaque em dois cursos de graduação. Conclui-se que ainda há muito que avançar na discussão e inserção das políticas e ações afirmativas em saúde nos cursos de graduação da Universidade investigada, constatando que os conteúdos necessários para contribuir com uma educação para as relações étnico-raciais ainda se encontram distantes do que preconiza as legislações educacionais e da área da saúde vigente, quiçá para fortalecimento da afirmação de diferenças e desconstrução de preconceitos e práticas. No entanto, percebe-se um movimento de adequação a legislação vigente de acordo com os PPPs que passaram por recentes reformulações, expressando um avanço na inserção do tema saúde da população negra na formação dos cursos de graduação em saúde e ampliação do debate.
Abstract: This study aims to analyze how the topic health education for the black and quilombola population is presented in the pedagogical projects and respective syllabi of undergraduate health courses at the Federal University of Alagoas. This is an exploratory, descriptive, documental study, carried out through the analysis of eight Pedagogical Political Projects (PPP) from April to November 2022. The documentary technique was used for data collection and the reference legal frameworks of the PNISPN, DCNERER and DCNs of the courses, in addition to cultural studies and curriculum for the discussion of the results. The data were organized into two levels of visibility of the theme: the training of health workers in the perspective of integrality and for ethnic-racial education; invisibility, superficiality and fragmentation of ethnic-racial themes in undergraduate health courses. The results showed that the theme is still little and discreetly addressed in the curricula, having been highlighted in two undergraduate courses. It is concluded that there is still much to advance in the discussion and insertion of policies and affirmative actions in health in the undergraduate courses of the investigated University, noting that the contents necessary to contribute to an education for ethnic-racial relations are still far from what advocates the current educational and health legislation, perhaps to strengthen the affirmation of differences and deconstruct prejudices and practices. However, there is a movement towards adaptation to current legislation in accordance with the PPPs that have undergone recent reformulations, expressing progress in the insertion of the theme of health for the black population in the formation of undergraduate courses in health and expansion of the debate.
Palavras-chave: Currículos
Ensino Superior
Saúde - Negros
Capacitação de recursos humanos em saúde
Curriculum
University education
Health of the black population
Health Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Enfermagem
Citação: NASCIMENTO, Gian Carlos Rodrigues do. Atenção saúde da população negra: um olhar sob a perspectiva dos cursos de graduação em saúde. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10116
Data do documento: 15-dez-2022
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