00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) EENF - ESCOLA DE ENFERMAGEM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - EENF Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cardoso, Danielly Santos dos Anjos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6020493201445668pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Janaina Ferro-
dc.contributor.referee2Silva, Nayara Alexandra Rodrigues da-
dc.contributor.referee3Moraes, Andressa Rodrigues Sabino Ricardo-
dc.creatorNascimento, Gian Carlos Rodrigues do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919664659379049pt_BR
dc.date.accessioned2023-01-04T17:19:27Z-
dc.date.available2023-01-02-
dc.date.available2023-01-04T17:19:27Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Gian Carlos Rodrigues do. Atenção saúde da população negra: um olhar sob a perspectiva dos cursos de graduação em saúde. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem, Curso de Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10116-
dc.description.abstractThis study aims to analyze how the topic health education for the black and quilombola population is presented in the pedagogical projects and respective syllabi of undergraduate health courses at the Federal University of Alagoas. This is an exploratory, descriptive, documental study, carried out through the analysis of eight Pedagogical Political Projects (PPP) from April to November 2022. The documentary technique was used for data collection and the reference legal frameworks of the PNISPN, DCNERER and DCNs of the courses, in addition to cultural studies and curriculum for the discussion of the results. The data were organized into two levels of visibility of the theme: the training of health workers in the perspective of integrality and for ethnic-racial education; invisibility, superficiality and fragmentation of ethnic-racial themes in undergraduate health courses. The results showed that the theme is still little and discreetly addressed in the curricula, having been highlighted in two undergraduate courses. It is concluded that there is still much to advance in the discussion and insertion of policies and affirmative actions in health in the undergraduate courses of the investigated University, noting that the contents necessary to contribute to an education for ethnic-racial relations are still far from what advocates the current educational and health legislation, perhaps to strengthen the affirmation of differences and deconstruct prejudices and practices. However, there is a movement towards adaptation to current legislation in accordance with the PPPs that have undergone recent reformulations, expressing progress in the insertion of the theme of health for the black population in the formation of undergraduate courses in health and expansion of the debate.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Enfermagempt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectSaúde - Negrospt_BR
dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectHealth of the black populationpt_BR
dc.subjectHealth Formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.titleAtenção saúde da população negra: um olhar sob a perspectiva dos cursos de graduação em saúdept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar como a temática educação para à saúde da população negra e quilombola se apresenta nos projetos pedagógicos e respectivos ementários dos cursos de graduação em saúde da Universidade Federal de Alagoas. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, documental, realizado por meio da análise de oito Projetos Político Pedagógico (PPP) no período de abril a novembro de 2022. Utilizou-se a técnica documental para a coleta de dados e os marcos legais referenciais da PNISPN, DCNERER e DCNs dos cursos, além dos estudos culturais e currículo para a discussão dos resultados. Os dados foram ordenados em dois níveis de visibilidade da temática: a formação de trabalhadores da saúde na perspectiva da integralidade e para a educação étnico-racial; invisibilidade, superficialidade e fragmentação da temática étnico-racial nos cursos de graduação em saúde. Os resultados evidenciaram que a temática ainda é pouco e discretamente abordada nos currículos, tendo sido destaque em dois cursos de graduação. Conclui-se que ainda há muito que avançar na discussão e inserção das políticas e ações afirmativas em saúde nos cursos de graduação da Universidade investigada, constatando que os conteúdos necessários para contribuir com uma educação para as relações étnico-raciais ainda se encontram distantes do que preconiza as legislações educacionais e da área da saúde vigente, quiçá para fortalecimento da afirmação de diferenças e desconstrução de preconceitos e práticas. No entanto, percebe-se um movimento de adequação a legislação vigente de acordo com os PPPs que passaram por recentes reformulações, expressando um avanço na inserção do tema saúde da população negra na formação dos cursos de graduação em saúde e ampliação do debate.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENFERMAGEM - EENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Atenção saúde da população negra: um olhar sob a perspectiva dos cursos de graduação em saúde.pdfTCC Gian Carlos1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.