00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) 03 HUPAA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR ALBERTO ANTUNES - UFAL TRABALHOS DE CONCLUSÃO DAS RESIDÊNCIAS (TCRs) - HUPAA Trabalhos de Conclusão da Residência Multiprofissional em Saúde - HUPAA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Residência
Título: Fragilidades no processo de trabalho multiprofissional em saúde em uma unidade docente assistencial durante a pandemia do covid-19: relato de experiência
Autor(es): Santos, Samara Luiza Silva
Primeiro Orientador: Fávaro, Thatiana Regina
metadata.dc.contributor.referee1: Guedes, Glaucevane da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Vasconcelos, Priscila Nunes de
Resumo: As Unidades Docente Assistenciais (UDAS) são centros de saúde, com foco nas atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças, construídas pela universidade com o objetivo de integração do ensino e do serviço resultando na aproximação da teoria e da prática e uma formação mais próxima da realidade. Entretanto assim como os diversos níveis de atenção à saúde do SUS as UDAs também enfrentam problemas e desafios diários para a consolidação de seus objetivos, em especial em relação a realização do trabalho multiprofissional de forma integrada. Com a emergência da pandemia de COVID-19 esses desafios tornaram-se ainda mais complexos, acrescentando novas variantes ao problema. Dessa forma esse trabalho tem o objetivo de relatar a experiencia e os desafios de uma residente nutricionista do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Pessoa Adulta e Idosa no trabalho multiprofissional em uma UDA.
Abstract: The teaching-assistance units are health centers, focused on health promotion and disease prevention activities, built by the university with the aim of integrating teaching and service, resulting in the approximation of theory and practice and a training closer to the reality. However, like the different levels of health care in the SUS, the UDA's also face daily problems and challenges for the construction of their goals, especially in relation to the performance of multidisciplinary work in an integrated way. With the emergence of the COVID-19 pandemic, these challenges have become even more complex, adding new variants to the problem. Thus, this work aims to report the experience and challenges of a nutritionist resident of the Multiprofessional Residency
Palavras-chave: Serviço de integração docente-assistencial
Atenção primária à saúde
Educação Interprofissional
Teaching Care Integration Services
Primary Health Care
Interprofessional Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Programa de Residência Multiprofissional em Saúde
Citação: SANTOS, Samara Luiza Silva. Fragilidades no processo de trabalho multiprofissional em saúde em uma unidade docente assistencial durante a pandemia do covid-19: relato de experiência 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Residência (Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso) – Hospital Universitário Professor Alberto Antunes, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10113
Data do documento: 1-abr-2022
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