00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181078095367990pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elza Maria da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3491-4292pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8658721923461828pt_BR
dc.contributor.referee2Martins, João Carlos Diniz-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6978-3611pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6601649134671257pt_BR
dc.creatorSouza, Victoria Emilly Cândido de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7299325204742367pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-24T17:22:23Z-
dc.date.available2022-12-24-
dc.date.available2022-12-24T17:22:23Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Victoria Emilly Cândido de. Interação entre pares simétricos no contexto da gamificação. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10094-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação - Gamificaçãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação - Interaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleInteração entre pares simétricos no contexto da gamificaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa refere-se aos processos de ensino e aprendizagem na cultura digital, num contexto relacionado com a interação entre pares simétricos no âmbito da gamificação com o intuito de ampliar a discussão do tema na educação, levando em consideração o processo de inclusão das Tecnologias Digitais no ambiente escolar, buscando a resolução de questões metodológicas, ainda que se depare com a falta de preparo docente. A pesquisa partiu da seguinte problemática: como o contexto de gamificação promove interações entre pares simétricos? O objetivo principal consistiu em analisar a interação entre pares simétricos no contexto da gamificação na educação infantil. Essa pesquisa é de natureza exploratória e como metodologia para o seu desenvolvimento foi utilizado o Estudo de Caso, tendo como foco o Modelo de Interação entre Pares (MIP), no qual foi aplicado em uma turma de Ensino Fundamental 1 em uma escola particular de Maceió, constituída por 11 alunos na faixa etária de 7 a 8 anos. A interação dos alunos foi o ponto mais observado nesta pesquisa, e o que mais proporcionou interação entre os alunos foi a gamificação, as atividades em duplas e os jogos. A todo o momento, desde o início até o final da intervenção os alunos se mostravam ansiosos, sempre esperando a sua vez de realizar atividade, batendo palmas, sorrindo e sempre bastante eufóricos, o que nos deu a entender que os mesmos estavam imersos no contexto da estratégia de gamificação.pt_BR
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