00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA QUÍMICA - CTEC
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Simulação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor usando fluidos sintéticos de baixo impacto Ambiental
Título(s) alternativo(s): Simulation of a vapor-compression refrigeration system using synthetic fluids with low environmental impact
Autor(es): Melo, Jonathas Verissimo de
Primeiro Orientador: Araújo, Hugo Valença de
metadata.dc.contributor.referee1: Nunes, João Alberto de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Carvalho, Frede de Oliveira
Resumo: Os efeitos nocivos dos fluidos refrigerantes ao homem e meio ambiente tem sido a causa motora para a busca de novos compostos capazes de suprir as demandas da refrigeração. R1234yf e R1234ze(E) são hidrofluorolefinas (HFOs) que constituem a quarta geração de refrigerantes, sem potencial de depleção do ozônio (ODP) e baixo potencial de aquecimento global (GWP). No presente trabalho, elas foram comparadas em relação ao R134a, que possui elevado GWP, por meio de simulações utilizando o software EES (Engineering Equation Solver) em um sistema de refrigeração por compressão de vapor. Na avaliação desse sistema, os seguintes parâmetros foram considerados: capacidade de refrigeração, coeficiente de performance (COP), potência do compressor e vazão de refrigerante. Parâmetros típicos da refrigeração automotiva foram adotados por se tratar de um setor que já emprega a nova geração de refrigerantes em diversos produtos. Utilizando o R134a como referência, para uma mesma vazão volumétrica, o R1234yf apresentou uma redução de 4,25% na potência necessária ao compressor e 5,8% na carga de refrigeração, enquanto o R1234ze(E) mostrou uma diminuição de 24,33% e 24,06% na potência necessária ao compressor e carga de refrigeração, respectivamente.
Abstract: The harmfull effects of refrigerants to man and the environment has been proved to be the driving cause for the search for new compounds capable of satisfying the demands of refrigeration. R1234yf and R1234ze(E) are hydrofluorolefins (HFOs) that constitute the fourth generation of refrigerants, with no ozone depletion potential (ODP) and low global warming potential (GWP). They were compared to R134a, which has high GWP, by means of simulations using the software Engineering Equation Solver in a vapor-compression refrigeration system. In the evaluation of system, parameters such as cooling capacity, coeficient of performance (COP), compressor power and flow rates were considered. utomotive refrigeration parameters were used because it is a sector that already employs the new generation of refrigerants in several products. Using R134a as a reference, for the same volumetric flow, R1234yf presented a reduction of 4.25% in the power required for the compressor and 5.8% in the cooling load, while R1234ze(E) showed decreases of 24.33% and 24.06% in the power required for the compressor and cooling load, respectively.
Palavras-chave: Refrigeração - Compressão
Hidrofluorolefinas
Compressão de Vapor
Software EES - Engineering Equation Solver
Refrigeration
Hydrofluorolefines
Vapor-Compression
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia Química
Citação: MELO, Jonathas Verissimo de. Simulação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor usando fluidos sintéticos de baixo impacto Ambiental. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10033
Data do documento: 6-out-2020
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