00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CTEC - CENTRO DE TECNOLOGIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CTEC Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Bacharelado - ENGENHARIA QUÍMICA - CTEC
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Hugo Valença de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3658480891112150pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, João Alberto de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9633883057513359pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Frede de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8611799985963528pt_BR
dc.creatorMelo, Jonathas Verissimo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5741602155474603pt_BR
dc.date.accessioned2022-12-13T21:31:50Z-
dc.date.available2022-12-13-
dc.date.available2022-12-13T21:31:50Z-
dc.date.issued2020-10-06-
dc.identifier.citationMELO, Jonathas Verissimo de. Simulação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor usando fluidos sintéticos de baixo impacto Ambiental. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/123456789/10033-
dc.description.abstractThe harmfull effects of refrigerants to man and the environment has been proved to be the driving cause for the search for new compounds capable of satisfying the demands of refrigeration. R1234yf and R1234ze(E) are hydrofluorolefins (HFOs) that constitute the fourth generation of refrigerants, with no ozone depletion potential (ODP) and low global warming potential (GWP). They were compared to R134a, which has high GWP, by means of simulations using the software Engineering Equation Solver in a vapor-compression refrigeration system. In the evaluation of system, parameters such as cooling capacity, coeficient of performance (COP), compressor power and flow rates were considered. utomotive refrigeration parameters were used because it is a sector that already employs the new generation of refrigerants in several products. Using R134a as a reference, for the same volumetric flow, R1234yf presented a reduction of 4.25% in the power required for the compressor and 5.8% in the cooling load, while R1234ze(E) showed decreases of 24.33% and 24.06% in the power required for the compressor and cooling load, respectively.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRefrigeração - Compressãopt_BR
dc.subjectHidrofluorolefinaspt_BR
dc.subjectCompressão de Vaporpt_BR
dc.subjectSoftware EES - Engineering Equation Solverpt_BR
dc.subjectRefrigerationpt_BR
dc.subjectHydrofluorolefinespt_BR
dc.subjectVapor-Compressionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.titleSimulação de um sistema de refrigeração por compressão de vapor usando fluidos sintéticos de baixo impacto Ambientalpt_BR
dc.title.alternativeSimulation of a vapor-compression refrigeration system using synthetic fluids with low environmental impactpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoOs efeitos nocivos dos fluidos refrigerantes ao homem e meio ambiente tem sido a causa motora para a busca de novos compostos capazes de suprir as demandas da refrigeração. R1234yf e R1234ze(E) são hidrofluorolefinas (HFOs) que constituem a quarta geração de refrigerantes, sem potencial de depleção do ozônio (ODP) e baixo potencial de aquecimento global (GWP). No presente trabalho, elas foram comparadas em relação ao R134a, que possui elevado GWP, por meio de simulações utilizando o software EES (Engineering Equation Solver) em um sistema de refrigeração por compressão de vapor. Na avaliação desse sistema, os seguintes parâmetros foram considerados: capacidade de refrigeração, coeficiente de performance (COP), potência do compressor e vazão de refrigerante. Parâmetros típicos da refrigeração automotiva foram adotados por se tratar de um setor que já emprega a nova geração de refrigerantes em diversos produtos. Utilizando o R134a como referência, para uma mesma vazão volumétrica, o R1234yf apresentou uma redução de 4,25% na potência necessária ao compressor e 5,8% na carga de refrigeração, enquanto o R1234ze(E) mostrou uma diminuição de 24,33% e 24,06% na potência necessária ao compressor e carga de refrigeração, respectivamente.pt_BR
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