00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7828
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A valorização da cultura popular e da oralidade na EJAI: experiências formativas do PIBID contribuindo para a construção dos modos de ensinar
Título(s) alternativo(s): The valuation of popular culture and orality in EJA(I): formative experiences of pibid contributing to the construction of ways of teaching
Autor(es): Souza, Emanuelle de Oliveira
Primeiro Orientador: Viana, Maria Aparecida Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Barros, Abdízia Maria Alves
metadata.dc.contributor.referee2: Cavalcante, Valéria Campos
Resumo: O presente trabalho baseia-se na experiência em dois projetos, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), do curso de Pedagogia a Distância da Universidade Federal de Alagoas. Teve como objetivo contribuir com a reflexão sobre relação entre as referências culturais dos(as) alunos(as) e a prática pedagógica em sala de aula, partindo de dois projetos desenvolvidos junto a duas turmas da 1ª fase, do 1º segmento da Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI), em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Maceió, Alagoas; envolvendo, em uma turma, o uso do jornal, e em outra, o cordel. A metodologia adotada fundamentou-se na pesquisa qualitativa com abordagem do estudo de caso. A experiência vivida durante os projetos ressaltou a importância de um fazer docente reflexivo, que respeite a heterogeneidade característica das turmas da EJAI, buscando a sistematização dos conteúdos; com o uso de uma sequência didática que potencialize a aprendizagem dos(as) alunos(as), por meio da valorização da oralidade e da bagagem cultural dos mesmos, como base para o desenvolvimento da leitura e da escrita. Nos resultados, constata-se que o uso de sequência didática privilegiando a oralidade pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita da EJAI e que a experiência no PIBID traz fundamentos consistentes para a formação em Pedagogia, pois possibilita o exercício reflexivo da ação docente e o diálogo aprofundado entre a teoria e a prática profissional. Além disso, foi possível constatar a importância do PIBID na formação inicial dos (as) Pedagogos (as), especialmente no âmbito da EJAI.
Abstract: The present work is based on the experience in two projects, linked to the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarships (PIBID), of the Distance Pedagogy course of the Federal University of Alagoas. The objective was to contribute to the reflection on the relationship between the student’s cultural references and the pedagogical practice in the classroom, starting from two projects developed with two classes of the 1st phase of the 1st segment of Young Adults and Aged Education (EJAI), in a school of the municipal education network of Maceió, Alagoas; involving, in one class, the use of the newspaper, and in another, the cordel. The adopted methodology was based on the qualitative research with case study approach. The experience lived during the projects highlighted the importance of a reflective teaching practice that respects the characteristic heterogeneity of the EJAI classes, seeking the systematization of the contents; with the use of a didactic sequence that enhances student’s learning through the appreciation of their orality and their cultural background as a basis for the development of reading and writing. The results show that the use of a didactic sequence favoring orality can contribute significantly to the development of reading and writing skills of the EJAI and that the experience in PIBID brings consistent foundations for Pedagogy education, as it enables the reflective exercise of teaching action and in-depth dialogue between theory and professional practice. In addition, it was possible to see the importance of PIBID in the initial formation of Pedagogues, especially in the context of EJAI.
Palavras-chave: Didática
PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência)
Formação de Professores
EJAI (Educação de Jovens Adultos e Idosos)
Didactics
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia Ensino a Distância
Citação: SOUZA, Emanuelle de Oliveira. A valorização da cultura popular e da oralidade na EJA(I): experiências formativas do pibid contribuindo para a construção dos modos de ensinar. 2019. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7828
Data do documento: 15-dez-2019
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.