00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Prado, Edna Cristina do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158728896858544pt_BR
dc.contributor.referee1Paz, Sandra Regina da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370670998648144pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz Neto, Tiago Leandro da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5803533152450545pt_BR
dc.creatorOliveira, Larissa da Silva-
dc.date.accessioned2021-05-18T00:17:38Z-
dc.date.available2021-05-17-
dc.date.available2021-05-18T00:17:38Z-
dc.date.issued2020-01-10-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Larissa da Silva. A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023). 26 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7827-
dc.description.abstractARTIGO TCCpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.subjectPlano de Desenvolvimento Institucionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente estudo trata-se de uma análise documental, que tem por objetivo identificar a participação da comunidade universitária na elaboração dos PDI 2013-2018/2019-2023, da Universidade Federal de Alagoas. A participação é o princípio que garante o envolvimento da comunidade, proporcionando que ocorra a concretização da gestão democrática. Felinto (2014); Bordenave (1994); Gadotti (2014); Lück (2009) constituíram o referencial teórico da análise, contribuindo na compreensão do conceito de participação. Os documentos estudados demonstram de formas diferentes como inseriram a comunidade universitária em sua elaboração, demonstrando que os caminhos escolhidos para sua constituição levam à compreensão de duas formas de participação: representativa e semidireta. Enquanto o PDI 2013-2018 apresenta um percurso voltado para que a comunidade se envolvesse na sua elaboração por meio de seus representantes o PDI 2019-2023 mostrou um percurso que possibilitou a participação da comunidade interna e externa da universidade, não somente por meio de seus representantes, mas dela própria mediante consulta e audiência pública. A inclusão da comunidade no último documento demonstra que que a escolha dos mecanismos pode contribuir de forma significativa para uma melhor inserção da comunidade nas discussões e deliberações referentes às pautas da universidade.pt_BR
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