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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7827
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Prado, Edna Cristina do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8158728896858544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Paz, Sandra Regina da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8370670998648144 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cruz Neto, Tiago Leandro da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5803533152450545 | pt_BR |
dc.creator | Oliveira, Larissa da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T00:17:38Z | - |
dc.date.available | 2021-05-17 | - |
dc.date.available | 2021-05-18T00:17:38Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-10 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Larissa da Silva. A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023). 26 f. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7827 | - |
dc.description.abstract | ARTIGO TCC | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.subject | Plano de Desenvolvimento Institucional | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | A participação da comunidade acadêmica da ufal nos planos de desenvolvimento institucional (2013-2023) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo trata-se de uma análise documental, que tem por objetivo identificar a participação da comunidade universitária na elaboração dos PDI 2013-2018/2019-2023, da Universidade Federal de Alagoas. A participação é o princípio que garante o envolvimento da comunidade, proporcionando que ocorra a concretização da gestão democrática. Felinto (2014); Bordenave (1994); Gadotti (2014); Lück (2009) constituíram o referencial teórico da análise, contribuindo na compreensão do conceito de participação. Os documentos estudados demonstram de formas diferentes como inseriram a comunidade universitária em sua elaboração, demonstrando que os caminhos escolhidos para sua constituição levam à compreensão de duas formas de participação: representativa e semidireta. Enquanto o PDI 2013-2018 apresenta um percurso voltado para que a comunidade se envolvesse na sua elaboração por meio de seus representantes o PDI 2019-2023 mostrou um percurso que possibilitou a participação da comunidade interna e externa da universidade, não somente por meio de seus representantes, mas dela própria mediante consulta e audiência pública. A inclusão da comunidade no último documento demonstra que que a escolha dos mecanismos pode contribuir de forma significativa para uma melhor inserção da comunidade nas discussões e deliberações referentes às pautas da universidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A participação da comunidade acadêmica da UFAL nos planos de desenvolvimento institucional (2013-20123).pdf | 819.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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