00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7803
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da formação do pedagogo: uma relação entre teoria e prática a partir de um aplicativo integrando saúde e educação em tempos de covid-19
Título(s) alternativo(s): Analysis of Pedagogue Formation: a relationship between theory and practice based on the development of an application integrating health and education at the time of COVID-19
Autor(es): Silva, Janaina Maria da
Primeiro Orientador: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Silvana Paulina de
metadata.dc.contributor.referee2: Ferreira, José Ricardo Lopes
Resumo: A formação docente é um objetivo dos cursos de licenciatura e principalmente dos cursos de Pedagogia que buscam contemplar os aspectos teóricos e práticos do campo educativo. Pensando nisso, por meio do desenvolvimento de um projeto de extensão que integrou saúde e educação durante a pandemia causada pela Covid-19 e consistiu no desenvolvimento de aplicativo que contribuísse para a realização dos processos de ensino-aprendizagem, a presente investigação buscou analisar como a prática de um projeto de extensão de combate à Covid-19 colaborou com a formação do pedagogo. Sendo assim este estudo buscou responder a seguinte questão: como as atividades do desenvolvimento de um projeto de extensão de combate a Covid-19 colaborou com a formação do pedagogo? A presente investigação inscreve-se em uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, os procedimentos utilizados são característicos da pesquisa formação e os processos investigativo culminou na realização de um estudo fenomenológico. Foi realizado um estudo teórico por meio de bibliografia impressa e digital, em seguida os registros do diário de pesquisa, dos materiais didáticos desenvolvidos durante a realização do projeto e dos diálogos obtidos via WhastApp e Google Meet. Os dados coletados a partir da descrição dos acontecimentos durante o desenvolvimento do projeto foram analisados a partir do estudo teórico com o intuito de possibilitar a compreensão das contribuições do projeto de extensão para os processos formativo da pesquisadora, sujeito de sua própria pesquisa. Os resultados desta investigação mostrou que as reuniões virtuais proporcionou a adoção de uma nova maneira de nos comunicar, nos relacionar, processar e gerenciar informações por meio das tecnologias digitais. Além disso, o projeto possibilitou experiências cognitivas, sociais e afetivas assim como experiências pessoais e de metas que permitiram a compreensão de que a formação pedagógica vai além das disciplinas indicadas nas diretrizes curriculares e pelo projeto pedagógico do curso (PPC).
Abstract: Teacher training is an objective of undergraduate courses and especially Pedagogy courses that seek to contemplate the theoretical and practical aspects of the educational field. Thinking about it, through the development of an extension project that integrated health and education during the pandemic caused by Covid-19 and consisted in the development of an application that contributed to the realization of the teaching-learning processes, the present investigation sought to analyze how the The practice of an extension project to combat Covid-19 helped to educate the educator. Therefore, this study sought to answer the following question: how did the development activities of an extension project to combat Covid-19 collaborate with the education of the educator? The present investigation is part of a qualitative approach of the descriptive type, the procedures used are characteristic of the research formation and the investigative processes culminated in the realization of a phenomenological study. A theoretical study was carried out by means of printed and digital bibliography, followed by the records of the research diary, the didactic materials developed during the realization of the project and the dialogues obtained via WhastApp and Google Meet. The data collected from the description of the events during the development of the project were analyzed based on the theoretical study in order to enable the comprehension of the contributions of the extension project to the formative processes of the researcher, subject of her own research. The results of this investigation showed that the virtual meetings provided the adoption of a new way of communicating, relating, processing and managing information through digital technologies. In addition, the project enabled cognitive, social and affective experiences as well as personal and purpose directed experiences that allowed the understanding that pedagogical training goes beyond the disciplines indicated in the curricular guidelines and the course's pedagogical project (CPP).
Palavras-chave: Educação
Covid-19
Dispositivos Móveis
Education
Mobile devices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Janaina Maria da. Análise da formação do pedagogo: uma relação entre teoria e prática a partir de um aplicativo integrando saúde e educação em tempos de covid-19.2020. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7803
Data do documento: 2-out-2020
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.