00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Fernando de Jesus-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624672840908277pt_BR
dc.contributor.referee1Telles, Vera da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6004407980129154pt_BR
dc.contributor.referee2Feltran, Gabriel de Santis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6789864439048444pt_BR
dc.contributor.referee3Bittencourt , João Batista-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2206836838419488pt_BR
dc.creatorCarvalho, Ada Rizia Barbosa de-
dc.creator.Latteshttp://attes.cnpq.br/7071498249048773pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-27T02:19:37Z-
dc.date.available2021-05-03-
dc.date.available2021-04-27T02:19:37Z-
dc.date.issued2021-02-17-
dc.identifier.citationCARVALHO, Ada Rízia Barbosa de. Cadeias de tensão: repertórios disciplinares de facções e do sistema em unidades de internação alagoanas. 2021. 206 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7796-
dc.description.abstractThis paper deals with the tensions between disciplinary repertoires in Alagoas detention unities, mobilized in the institutional dynamics, by employees, and in the enunciations, performances and senses of belonging of young inmates to the symbols expressed by the abbreviations PCC and CV. This is the result of an ethnographic research. For this purpose, the dialogues established with adolescents and employees in the socio-educational system of Alagoas are used, aiming to embrace both perspectives and differentiate them. In addition, documents – institutional records – produced by employees in a period between 2004 and 2016 are also analysed. It is understood, through a figurative perspective of Eliasian inspiration, that the interactions between adolescents and employees – that are interconnected through the most varied positions in the detention unities and through their interlacing with the worlds of urban peripheries – make possible the mobilization constraints and pressures, of agencies and positions taken, which are evident both in disciplinary repertoires and in confrontations with them. It is argued that their positions and actions can only be understood in the interdependencies, in the mutual pressures of one another. In the system, institutional and criminal repertoires are inseparable, reproduce and feed back each other.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSistema socioeducativo-Facções-Alagoaspt_BR
dc.subjectRepertórios disciplinarespt_BR
dc.subjectSocio-educational systempt_BR
dc.subjectDisciplinary repertoirespt_BR
dc.subjectGangspt_BR
dc.subjectStatept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleCadeias de tensão: repertórios disciplinares de facções e do sistema em unidades de internação alagoanaspt_BR
dc.title.alternativeTension prisons: disciplinary repertoires of factions and the system in detention unities of Alagoaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se debruça sobre os tensionamentos entre repertórios disciplinares em unidades de internação alagoanas, mobilizados tanto nas dinâmicas institucionais, por parte de funcionários, quanto nas enunciações, performances e sensos de pertencimento de adolescentes internados aos símbolos expressos pelas siglas PCC e CV. Trata-se do resultado de uma pesquisa de orientação etnográfica. Para tanto, lança-se mão de diálogos estabelecidos com adolescentes e funcionários no sistema socioeducativo alagoano, visando abarcar ambas as perspectivas e diferenciá-las. Além disso, também são analisados documentos – prontuários institucionais – produzidos por funcionários em um período entre 2004 a 2016. Entende-se, por meio de uma perspectiva figuracional, de inspiração eliasiana, que as interações entre adolescentes e funcionários – que se interligam por meio das mais variadas posições nas unidades de internação e por seus entrelaçamentos com os mundos das periferias urbanas – tornam possível compreender as dinâmicas de constrangimentos e pressões, de agências e tomadas de posição, que se evidenciam tanto em repertórios disciplinares quanto em enfrentamentos contra estes. Argumenta-se que suas posições e ações só podem ser compreendidas nas interdependências, nas pressões mútuas de uns sobre outros. No sistema, os repertórios institucionais e das facções são inseparáveis, se reproduzem e retroalimentam.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cadeias de tensão_ repertórios disciplinares de facções e do sistema em unidades de internação alagoanas.pdf2.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.