Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7792
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alfabetização/letramento na EJA: um diálogo conceitual |
Autor(es): | Silva, Lyzandra Santos da |
Primeiro Orientador: | Freitas, Marinaide Lima de Queiroz |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cavalcante, Valéria Campos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Jailson Costa da |
Resumo: | Este artigo que tem como objetivo socializar o processo que originou a genealogia e a cartografia sobre alfabetização/letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA)e é resultado de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Cientifica (Pibic), no período de 2019 e 2020, inserida no Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja) e articulada a uma investigação luso-brasileira, denominada “Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico (2017-2020)”, que visa compreender os principais fundamentos, termos/conceitos e autores recorrentes do campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Utiliza-se da abordagem quantiqualitativa (CRESWELL, 2010), com ênfase na pesquisa bibliográfica/exploratória (LIMA; MIOTO, 2007), na análise documental (LÜDKE; ANDRÉ, 2013), (BOGDAN; BIKLEN, 1994) e na técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). A pesquisa de iniciação científica utilizou como fonte o repositório da Capes, em relação aos Periódicos A1 até B2, tendo como base os seguintes descritores “alfabetização na EJA”, “alfabetização e letramento na EJA” e “letramento na EJA”, o que gerou um corpus de 27 artigos. O texto apontou que os artigos foram limitados quantitativamente em relação ao período estudado (2001-2019), o que limitou também a possibilidade de dispormos de mais verbetes constantes no glossário, expresso didaticamente por categorias. Mostrou, ainda, um diálogo promissor entre os autores da Educação e da Linguagem e uma qualidade ímpar nas publicações, analisadas. |
Abstract: | ARTIGO |
Palavras-chave: | Alfabetização Cartografia Educação de Jovens e Adultos (EJA) Genealogia Letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Lyzandra Santos da. Alfabetização/letramento na EJA: um diálogo conceitual. 2020. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7792 |
Data do documento: | 26-out-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alfabetização-Letramento na EJA - um diálogo conceitual.pdf | 449.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.