00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Inalda Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3709372442003235pt_BR
dc.contributor.referee2Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510961069193969pt_BR
dc.creatorSilva, Francisco Tenório da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9320690677120077pt_BR
dc.date.accessioned2021-04-16T02:44:22Z-
dc.date.available2021-03-08-
dc.date.available2021-04-16T02:44:22Z-
dc.date.issued2020-09-09-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Tenório da. O discurso de resistência nos materiais didáticos do Movimento de Educação de Base (MEB). 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7761-
dc.description.abstractThe Basic Education Movement (MEB) fostered basic education in the early 1960s, in the North, Northeast and Midwest regions of the country, when radio schools were used to teach adults how to read and write, initially characterized as confessional education. The present work results from investigations developed in the Public Policies study group: history and discourse of the Graduate Program in Education at UFAL and aims to analyze the discourses of resistance in the Viver é Lutar booklet and the adaptation discourse in the Mutirão booklet. The discursive universe analyzed includes in the reading books Viver é Lutar and Mutirão of MEB that were used throughout the national territory, through the transmission of its contents by radio schools. Broad production conditions reveal a country marked by political and social effervescence, by the polarization of left and right groups challenged by the national-developmentalist ideology. The governments of Janio and Goulart were constituted by a policy of independence, marked by populist practices. In the educational scenario, illiteracy was the cause of the economic "backwardness" that impeded the nation's progress and the government policy was to increase the number of voters. It is in this context that MEB appears, aimed at the popular classes. The theoretical-methodological contribution of this research is Discourse Analysis founded by Michel Pêcheux anchored in historical-dialectical materialism. We will trigger, in the analysis of the object, the categories of AD such as: the Conditions of Production of the Discourse; Discursive Formation, Discursive Memory and Silencing. The AD theorists that we spoke for the foundation of this research were: Cavalcante (2007), Courtine (2009), Florêncio (2007), Indursky (2013), Maldidier (2017), Orlandi (2012), Pêcheux (2014) Volóchinov (2018) among others. From the analysis, it is observed that the Viver é Lutar booklet materializes the ideological resistance discourse producing an awareness and politicizing education of the subjects, while the Mutirão booklet expresses the concept of "cooperation" with the regime. Thus, the civil-military coup in 1964 resulted in the discursive erasure of the Viver é Lutar booklet, since the Mutirão teaching material was replaced, establishing a policy of adapting to the conditions put in place by the military coup.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMovimento de Educação de Basept_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectBasic Education Movementpt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO discurso de resistência nos materiais didáticos do Movimento de Educação de Base (MEB)pt_BR
dc.title.alternativeThe resistance speech in the teaching materials of the movement for basic education (MEB)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO Movimento de Educação de Base (MEB) fomentou a educação de base no início da década de 1960, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país,quando foram utilizadas escolas radiofônicas para alfabetizar os adultos, caracterizando-se, inicialmente, como uma educação confessional. O presente trabalho resulta de investigações desenvolvidas no grupo de estudos Políticas Públicas: história e discurso, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL, e tem como objetivo analisar os discursos de resistência na cartilha Viver é lutar e o de adaptação na cartilha Mutirão. O universo discursivo analisado abarca nos livros de leitura Viver é Lutar e Mutirão do MEB que foram utilizadas em todo território nacional, por meio da transmissão de seus conteúdos pelas escolas radiofônicas. As condições de produção amplas revelam um país marcado pela efervescência política e social, pela polarização dos grupos de esquerda e de direita interpelados pela ideologia nacional-desenvolmentista. Os governos de Janio e Goulart,constituíram-se por uma política de independência, marcado por práticas populistas. No cenário educacional, o analfabetismo era a causa do "atraso" econômico que impedia o progresso da nação e a política de governo era aumentar o número de eleitores. É nesse contexto que aparece o MEB, voltado para as classes populares. O aporte teórico-metodológico desta pesquisa é a Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux e ancorada no materialismo histórico-dialético. Acionaremos, na análise do objeto, as categorias da AD como:as Condições de Produção do Discurso; a Formação Discursiva, a Memória Discursiva e o Silenciamento. Os teóricos da AD que dialogamos para a fundamentação desta pesquisa foram: Cavalcante (2007), Courtine (2009), Florêncio (2007), Indursky (2013), Maldidier (2017), Orlandi (2012), Pêcheux (2014) Volóchinov (2018), entre outros. A partir da análise, observa-se que a cartilha Viver é Lutar materializa o discurso ideológico de resistência produzindo uma educação conscientizadora e politizadora dos sujeitos, enquanto a cartilha Mutirão expressa o conceito de "cooperação" com o regime. Assim endo, o golpe civil-militar em 1964 resultou no apagamento discursivo da cartilha Viver é Lutar, já que ocorreu a substituição pelo material didático Mutirão, estabelecendo uma política de adaptação às condições postas pelo golpe militar.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O discurso de resistência no material didático do movimento de educação de base (MEB).pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.