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http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7721
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Santos, Nádson Araújo dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6038242905803170 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6495492068805035 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriana Cavalcanti dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6659666517367641 | pt_BR |
dc.creator | Santos, Mirella Cristina Silva dos | - |
dc.creator | Lima, Rita de Cássia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-31T23:33:41Z | - |
dc.date.available | 2021-03-31 | - |
dc.date.available | 2021-03-31T23:33:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Mirella Cristina Silva dos, LIMA, Rita De Cássia de Oliveira. Gamificação na educação especial: jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas. 2020. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7721 | - |
dc.description.abstract | TCC ARTIGO | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFAL | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | Gamificação na educação especial: jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas | pt_BR |
dc.title.alternative | Gamification in special education: digital and no-digital games in teacming-learning of autistic students | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo teve por objetivo investigar se a escola tem utilizado (ou não) a gamificação no ensino-aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pelo que reverberaram professores dos anos iniciais de uma escola pública municipal da cidade de Maceió - AL. A metodologia da pesquisa caracterizou-se por um estudo exploratório (SAMPIERI; COLLADO; LUCIO, 2013), com abordagem qualitativa (WELLER; PFAFF, 2013). Para a discussão teórica, apoiamo-nos em estudos de Alves, Minho e Diniz, (2014), Laurenti et al (2009), Pimentel (2017), Tolomei (2017) entre outros. Os resultados apontam que os professores reconhecem a gamificação como um recurso potencial para o trabalho com estudantes autistas. Para os docentes, os jogos digitais contribuem de maneira significativa no ensino-aprendizagem dos sujeitos com TEA. No entanto, a pesquisa revelou, pelo que reverberaram os professores, a falta de apoio nas atividades realizadas com os alunos especiais e a não oferta de formação continuada nas áreas de tecnologias digitais e gamificação, o que segundo os professores, contribuem para que eles não utilizem os jogos digitais em suas práxis. Bem como, apontam que problemas de estrutura física e a carência de profissional especializado para atendimento aos especiais, dificulta a utilização de metodologias que contemplem a gamificação e os jogos digitais na escola. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Gamificação na educação especial - jogos digitais e não digitais no ensino-aprendizagem de estudantes autistas.pdf | 380.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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