Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7551
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | As TDIC como aliadas ou inimigas da educação?: breve estudo sobre dependência digital |
Autor(es): | Silva, Jaelson Luiz Lisboa da |
Primeiro Orientador: | Voss, Lílian Kelly De Almeida Figueiredo |
metadata.dc.contributor.referee1: | Bastos, Ana Paula Solino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Rodrigo |
Resumo: | Diante do novo cenário, o uso das tecnologias na educação dentro e fora da sala de aula é uma realidade nas escolas brasileiras. A presente monografia parte da análise do contexto contemporâneo, sendo perceptível a inserção desses recursos no ambiente escolar, visando melhorias no ensino e aprendizagem quanto aos riscos decorrentes da mesma para as crianças e adolescentes. Logo, isso não ocorre de imediato, pois há vários fatores que influenciam, como abordaremos posteriormente. Assim objetivou-se identificar os principais desafios e possibilidades do uso das tecnologias na educação, investigando o processo de ensino e aprendizagem com a inserção das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), descrevendo algumas causas e consequências do uso dos meios tecnológicos pelas crianças e adolescentes. Logo, nos pautaremos nas possíveis dependências dentro e fora da escola, tendo em vista o cenário atual da pandemia, que vem causando uma certa dependência tecnológica nas crianças, e, principalmente nos jovens, chamados de Nativos Digitais. É uma pesquisa de cunho qualitativo, de caráter exploratório, tendo como fundamentação teórica autores como Kenski (2007), Palfrey e Gasser (2011), Moran (2009), Alves (2014), Barros e Roldão (2017), que contribuíram significativamente para construção do TCC. A coleta de dados se deu por envio de questionário on-line para professores da rede pública do Ensino Fundamental de uma cidade do alto Sertão Alagoano. Os resultados apontam que é perceptível que o acesso e o uso às TDIC pelas crianças e adolescentes na escola pesquisada não é algo muito forte, mais com o pouco acesso é perceptível que esses meios trazem mudanças de comportamentos quanto dependência no seu uso excessivo. |
Abstract: | Faced with the new scenario, the use of technologies in education inside and outside the classroom it is a reality in Brazilian schools. This monograph starts from the analysis of contemporary context, being noticeable the insertion of these resources in the environment school, aiming at improvements in teaching and learning regarding the risks arising from same for children and adolescents. Therefore, this does not happen immediately, several factors that influence, as we will address later. So it aimed identify the main challenges and possibilities of using technologies in education, investigating the teaching and learning process with the insertion of Technologies digital information and communication (TDIC), describing some causes and consequences of the use of technological means by children and adolescents. So, in we will focus on possible dependencies inside and outside the school, considering the scenario current pandemic, which has caused a certain technological dependence on children, and, mainly in young people, called Digital Natives. It is a research of nature qualitative, exploratory character, having as theoretical basis authors as Kenski (2007), Palfrey and Gasser (2011), Moran (2009), Alves (2014), Barros and Roldão (2017), which contributed significantly to the construction of the TCC. the data collection took place by sending an online questionnaire to public school teachers fundamental of a city in the high Sertão Alagoano. The results show that it is noticeable that access to and use of TDIC by children and adolescents at school researched is not something very strong, but with little access it is noticeable that these means bring changes in behaviors and dependence on their excessive use. |
Palavras-chave: | Educação Ensino e aprendizagem Dependência digital Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Curso de Pedagogia |
Citação: | SILVA, Jaelson Luiz Lisboa da. As TDIC como aliadas ou inimigas da educação?: breve estudo sobre dependência digital. 2020. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7551 |
Data do documento: | 26-nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As TDIC como aliadas ou inimigas da educação breve estudo sobre dependência digital.pdf | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.