00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7507
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de tabela periódica por contextualização: uma sequência didática com alunos da 1ª série do ensino médio
Título(s) alternativo(s): The teaching of periodic table by contextualization: a didactic sequence with students of the 1st grade of high school
Autor(es): Jesus, Silvia Gomes Silva de
Primeiro Orientador: Silva, Monique Gabriella Angelo da
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Luís Carlos Ferreira de
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Francine Santos de
Resumo: Considerando as limitações do livro didático referentes ao conteúdo de Tabela Periódica e a desmotivação dos alunos nas aulas, questionou-se como tornar o estudo dos elementos químicos mais significativo para o educando visando à formação para o exercício da cidadania. Nesse contexto, ao analisar o livro didático adotado pela Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, Maceió - AL, constatou-se que o mesmo não contextualiza os elementos químicos de forma satisfatória. A Tabela Periódica (TP) acaba sendo utilizada apenas como fonte de consulta sem que o estudante compreenda sua importância para a vida e a ciência em geral. Além dessa questão, o aluno tem muita dificuldade no domínio da escrita e localização dos símbolos dos elementos. As atividades do livro didático não são suficientes para que o discente tenha uma aprendizagem realmente significativa. Portanto, este trabalho tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino-aprendizagem de Tabela periódica. Trata de uma proposta de Sequência Didática (SD), onde foi adotado o uso de metodologias ativas nas aulas, sendo executada em cinco etapas desenvolvidas com atividades como leitura compartilhada de textos, confecção de paródias, jogos, estruturas, peça teatral, pintura na parede da escola e a elaboração do dicionário dos elementos químicos. Esta estratégia de ensino foi aplicada em seis turmas da 1ª série do Ensino Médio da referida escola. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa é de cunho qualitativo. Para diagnóstico da aprendizagem utilizou-se a avaliação processual através da observação do engajamento e desempenho dos alunos nas atividades propostas. A SD colaborou para o estudo contextualizado de TP, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvimento de habilidades nos estudantes. Dessa forma, os discentes conseguiram melhores resultados nas avaliações e compreenderam o quanto a Química está presente e é importante em suas vidas. Os resultados apresentados nesta pesquisa foram baseados em observações da participação e envolvimento dos alunos nos trabalhos propostos, sendo discutidos e analisados de acordo com os parâmetros estabelecidos pela UNESCO, denominados Pilares da Educação. A partir do exposto, acredita-se que esta proposta contribuiu para que os discentes possam exercer a cidadania e atuar como protagonistas do seu processo de aprendizagem com maior criticidade frente as situações do cotidiano que envolvem o conhecimento químico.
Abstract: Considering the limitations of the textbook referring to the content of the Periodic Table and the demotivation of students in class, it was questioned how to make the study of chemical elements more meaningful for the student, aiming at training for the exercise of citizenship. In this context, when analyzing the textbook adopted by the State School Professor Theotônio Vilela Brandão, Maceió - AL, it was found that it does not contextualize the chemical elements in a satisfactory way. The Periodic Table (TP) ends up being used only as a source of consultation without the student understanding its importance for life and science in general. In addition to this question, the student has great difficulty in the domain of writing and localization of the symbols of the elements. The activities of the textbook are not sufficient for the student to have a truly meaningful learning. Therefore, this work aims to contribute to the improvement of teaching learning of the Periodic Table. It deals with a Didactic Sequence (SD) proposal, where the use of active methodologies in classes was adopted, being carried out in five stages developed with activities such as shared reading of texts, making parodies, games, structures, play, painting on the wall of the school and the elaboration of the dictionary of chemical elements. This teaching strategy was applied in six classes of the 1st grade of High School of that school. The methodology developed in this research is of a qualitative nature. For the diagnosis of learning, procedural evaluation was used through the observation of students' engagement and performance in the proposed activities. SD collaborated for the contextualized study of TP, promoting scientific literacy and skills development in students. In this way, the students achieved better results in the evaluations and understood how important Chemistry is present and is important in their lives. The results presented in this research were based on observations of students' participation and involvement in the proposed works, being discussed and analyzed according to the parameters established by UNESCO, called Pillars of Education. Based on the above, it is believed that this proposal contributed so that students can exercise citizenship and act as protagonists of their learning process with greater criticality in relation to everyday situations involving chemical knowledge.
Palavras-chave: Tabela periódica
Contextualização do conteúdo
Construção da cidadania
Aprendizagem significativa
Periodic table
Contextualization
Exercise of citizenship
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química- PROFQUI
Citação: JESUS, Silvia Gomes Silva de. O ensino de tabela periódica por contextualização: uma sequência didática com alunos da 1ª série do ensino médio. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química) - Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Química, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7507
Data do documento: 23-set-2020
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