00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428711681688374pt_BR
dc.contributor.referee1Rasia, Gesualda de Lourdes dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4510961069193969pt_BR
dc.contributor.referee2Zandwais, Ana-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333628749598945pt_BR
dc.contributor.referee3Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852pt_BR
dc.creatorSantos, Lavoisier Almeida dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2157875252712626pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-30T21:56:33Z-
dc.date.available2021-01-28-
dc.date.available2021-01-30T21:56:33Z-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Lavoisier Almeida dos. O antigo discurso do novo ensino médio na tela: memória e silenciamento. 2020. 181 f. Tese (Doutorado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7506-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the discourse of the Brazilian New High School (Novo Ensino Médio) conveyed to the population through governmental advertisements. Those announcements are shown on mainstream free-to-air television channels in Brazil. This research is done based on the Peuchetian discourse analysis with a Lukacsian and Bakhtinian theoretical dialogue and, therefore, guided by historical-dialectical materialism. One of the central results that this dissertation points out is that the discourse of New High School is not new. It is already born old, because it is the materialization of the old discourse of dualist education that endorses the bourgeois project for the maintenance of class society in Brazil. Thus, the old discourse of the New High School triggers a discursive memory that refers us to other educational reforms that, in certain moments of Brazilian history, proposed a similar materiality. Consequently, this discourse is essentially a political discourse ideologically inscribed in the capitalist mode of production that tries to silence and harmonize the class struggle to maintain the status quo of capital in Brazil. So, it works as a political strategy of the Brazilian economic elites to preserve the bourgeois sociability model with the growing exploitation of labor by the capital, of the proletariat by the industrial/business bourgeoisie.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo ensino médiopt_BR
dc.subjectEducação dualpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectNew high schoolpt_BR
dc.subjectDual educationpt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleO antigo discurso do novo ensino médio na tela: memória e silenciamentopt_BR
dc.title.alternativeThe old discourse of the new high scchool on the screen: memory and silencingpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo, a partir da Análise do Discurso de filiação pecheutiana com interlocução teórica lukacsiana e bakhtiniana e, por isso, ancorada no materialismo histórico-dialético, analisar o discurso do Novo Ensino Médio transmitido à população brasileira por meio de propagandas governamentais, exibidas nos canais abertos da grande mídia televisiva do Brasil. Aponta-se, como resultado central da análise discursiva realizada neste trabalho, que o discurso do Novo Ensino Médio não é novo, ele já nasce velho, pois é a materialização do antigo discurso da educação dualista que endossa o projeto burguês para manutenção da sociedade de classes no Brasil. Esse antigo discurso do Novo Ensino Médio ativa, então, uma memória discursiva que nos remete a outras reformas educacionais que, em dados momentos da história brasileira, propuseram semelhante materialidade. Sendo assim, o discurso, em tela, constitui-se essencialmente como um discurso político que, se inscrevendo ideologicamente no modo de produção capitalista, tenta silenciar e harmonizar a luta de classes para manutenção do status quo do capital no Brasil, funcionando, dessa forma, como uma estratégia política das elites econômicas brasileiras para preservação do modelo de sociabilidade burguesa com a crescente exploração do trabalho pelo capital, do proletariado pela burguesia industrial/empresarial.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O antigo discurso do novo ensino médio na tela - memória e silenciamento.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.