00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira
Autor(es): Silva, Juliana dos Santos
Primeiro Orientador: Silva, Sandra Regina Paz da
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Edlene Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Vanessa Sátiro dos
Resumo: A presente monografia investiga o Programa Mais Educação como política pública de ampliação do tempo escolar e indução da Educação Integral no Brasil, estabelecendo e refletindo as relações entre o programa e os ideais de Anísio Teixeira. O objetivo principal é analisar as contribuições de Teixeira para as concepções e intencionalidades de educação integral que o referido programa defende. O trabalho está dividido em três capítulos: no primeiro capítulo, procuro apresentar as contribuições de Anísio Teixeira para a Educação Integral; no segundo, analiso os documentos oficiais e normativos do Programa Mais Educação; e, por fim, no terceiro capítulo, problematizo o Programa Mais Educação a partir das contribuições de Teixeira. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental na qual foram usados documentos oficiais do MEC como, por exemplo, a série Mais Educação, além da obra de Anísio Teixeira “Educação não é privilégio”. O instrumento metodológico utilizado foi um levantamento bibliográfico de autores como Teixeira (1974), Miguel (2012), Gonçalves (2006) Santos (2017) e a Série Mais Educação (2009). Os resultados obtidos nos permitiram rever conceitos, questionamentos e interpretações acerca da educação em tempo integral defendida tanto pelo programa, quanto pelos autores supracitados. Através desta pesquisa, foi possível perceber que o PMEd traz fortes marcas do pensamento de Teixeira, contudo, cabe ressaltar que o referido programa carece, ainda, de estudos aprofundados – a fim de melhorar suas condições de funcionamento - por parte dos governantes e estudiosos da área da educação para que, assim, o programa supere seu mero papel de “mais uma experiência de educação de tempo integral” e torne-se, de fato, a educação integral pregada por Anísio Teixeira.
Palavras-chave: Educação Integral
Política pública
Programa Mais Educação
Ampliação escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Pedagogia
Citação: SILVA, Juliana dos Santos. O Programa Mais Educação e educação integral: contribuições do pensamento de Anísio Teixeira. 2019. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7345
Data do documento: 3-mai-2019
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