00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Martins, Ana Claudia Aymoré-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682809265187010pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5481619568292015pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, João Carlos Neves de Souza e Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0047604119060569pt_BR
dc.creatorSilva Neto, José Minervino da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2822625143038314pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-09T02:41:03Z-
dc.date.available2020-09-27-
dc.date.available2020-10-09T02:41:03Z-
dc.date.issued2020-05-29-
dc.identifier.citationSILVA NETO, José Minervino da. A gente vira e desvira: arquivo, identidade e utopia em a terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística e Literatura) - Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7233-
dc.description.abstractThis dissertation offers an analysis of A terra dos meninos pelados, by Graciliano Ramos, his first work in children‘s literature. This study is established on two lines of investigation: the first one concerns the structural dimension of A terra dos meninos pelados, by approaching its position in the historical development of the archives for children‘s literature and also the analysis of its aesthetic components. The second investigative line concerns the theme of identity construction of the short story‘s protagonist, Raimundo. During this critical reading, I sought at first comprehend the traits of the genre in which the analysed story belongs, searching for its historical roots in the national outlook, with the theoretical input of the studies by Lajolo and Zilberman (1991). Thereafter, the attention is directed to the illustrations within the volume, understanding them as an indissoluble element for the narrative, in order to investigate the relation between words and pictures in the steering of the plot. For such, I resorted to the works of Linden (2018) and Nikolajeva and Scott (2011) on this particular enterprise. With basis on Propp (2002), I then turn the attention to the structure of the short story and its genetic connection with the archives of the folk tales, which Graciliano updates with his modern writing. In the course of this dialogue with the past, the perception arose of the affiliation of A terra dos meninos pelados with the tradition of utopian narratives, both in structure and recurring motifs. The whole of this itinerary made me look at Raimundo‘s identity construction in its relation with otherness, in intersection with utopia, not as the dream of an ideal place, but of being/standing in the world with dignity towards the other. Therefore, in the final part of this dissertation, I read the story under the lenses of the concepts of identity, otherness and utopia, with support on Ciampa (2005) and Bloch (2005),whose substrate confirms the ethical commitment with the values which safeguard humanism on the part of the writer from Alagoas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953. A terra dos meninos peladospt_BR
dc.subjectIdentidade (Conceito filosófico)pt_BR
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectUtopias na literaturapt_BR
dc.subjectGraciliano Ramospt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectOthernesspt_BR
dc.subjectUtopiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.titleA gente vira e desvira: arquivo, identidade e utopia em a terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramospt_BR
dc.title.alternativePeople turn and deviate: archive, identity and utopia in a terra dos meninos Pelados, Graciliano Ramospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação faz uma análise de A terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos, sua primeira obra de literatura infantil. Este trabalho está estabelecido sob duas linhas de investigação: a primeira dá conta da dimensão estrutural de A terra dos meninos pelados, ao abordar a sua posição no desenvolvimento histórico do arquivo da literatura infantil e a análise de seus componentes estéticos; a segunda linha investigativa trata do tema da construção identitária do protagonista do conto, Raimundo. Nesta leitura crítica, procurei, a princípio, compreender as características do gênero ao qual se integra o conto analisado, buscando suas raízes históricas no cenário nacional, tendo como aporte teórico o trabalho de Lajolo e Zilberman (1991). Em seguida, atento para as ilustrações que compõem o volume, entendendo-as como elemento indissociável da narrativa, a fim de investigar a relação entre palavras e imagens na condução da história. Para tanto, recorri aos trabalhos de Linden (2018) e Nikolajeva e Scott (2011) ao fazer tal empreendimento. Com base em Propp (2002), a atenção voltou-se para a estrutura do conto e sua ligação genética com o arquivo dos contos maravilhosos, os quais Graciliano atualiza com sua escrita moderna. Nesse diálogo com o passado, foi percebida a filiação de A terra dos meninos pelados à tradição das narrativas utópicas, tanto na estrutura quanto nos motivos recorrentes. Todo esse trajeto levou-me a olhar para a construção identitária de Raimundo na sua relação com a alteridade, em intersecção com a utopia, não como o sonho de um lugar ideal, mas de ser/estar no mundo com dignidade perante o outro. Portanto, na parte final desta dissertação, faço uma leitura da obra sob a perspectiva dos conceitos identidade, alteridade e utopia, com o suporte de Ciampa (2005) e Bloch (2005), cujo substrato é a confirmação do compromisso ético do escritor alagoano com os valores que resguardam o humanismo.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A gente vira e desvira: arquivo, identidade e utopia em a terra dos meninos pelados, de Graciliano Ramos.pdf1.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.