00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - CEDU Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Barros, Abdizia Maria Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8978186925444582pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Valéria Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189537710156188pt_BR
dc.contributor.referee2Raggi, Mariana Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0545362454663490pt_BR
dc.creatorCosta, Ilma Vieira-
dc.creatorSilva, Marina Santos da-
dc.date.accessioned2020-09-27T20:17:36Z-
dc.date.available2020-09-27T20:17:36Z-
dc.date.issued2019-10-24-
dc.identifier.citationCOSTA, Ilma Vieira, SILVA, Marina Santos da. Relato de experiência vivenciada e permeada pela interdisciplinaridade nas séries iniciais do ensino fundamental. 2020. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/7214-
dc.description.abstractARTIGO TCCpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectPreservação ambientalpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRelato de experiência vivenciada e permeada pela interdisciplinaridade nas séries iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTCC Artigo graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada durante o Estágio Supervisionado IV do curso de licenciatura em Pedagogia do CEDU/UFAL ao desenvolvermos o Projeto Pedagógico “O lixo e sua destinação por reciclagem” através de uma perspectiva interdisciplinar, envolvendo a área de Educação ambiental nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Abordando a importância da experiência e realidade. Os critérios são de pesquisa fundamentada por Metodologia Qualitativa, tendo como abordagem de pesquisa o Relato de experiência. Como referencial teórico contamos com o apoio de Lück (2013), Fazenda (1996), Pádua (2012), Zanella (2013), Minayo (2011), Vieira (2007) entre outros. A partir da análise dos resultados obtidos, podemos constatar que o uso da perspectiva interdisciplinar em espaço escolar possibilita um ensino sem fragmentação entre os conhecimentos, tornando a aprendizagem mais contextualizada e consequentemente mais significativa para as crianças.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Licenciatura - PEDAGOGIA - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.